Discussão sobre comunidade e características das comunidades rurais no município de Catalão (GO)
PDF

Palavras-chave

Comunidades Rurais
Catalão
Comunidade

Como Citar

SILVA, J. M.; HESPANHOL, R. A. DE M. Discussão sobre comunidade e características das comunidades rurais no município de Catalão (GO) . Sociedade & Natureza, v. 28, n. 3, 23 dez. 2016.

Resumo

Nos estudos sobre comunidade há, principalmente, duas perspectivas. As discussões clássicas consideram como principal foco a diferenciação entre comunidade e sociedade, sendo que a comunidade tem como características a homogeneidade, a base territorial e o sentimento de localidade. Já as perspectivas contemporâneas avançam nas análises ao considerar as diferenças individuais, além da base territorial não ser critério essencial para sua existência, pois é possível pertencer a uma comunidade mesmo à distância. Considerando as mudanças que o conceito de comunidade passaram e a importância do seu entendimento na atualidade, o presente artigo tem como objetivo compreender as principais discussões de comunidade e as características das comunidades rurais Custódia, Ribeirão, São Domingos e Tambiocó, no município de Catalão (GO). Os procedimentos adotados para a elaboração desse artigo foram levantamento e revisão de obras pertinente à temática e aplicação de formulário de entrevista a 75 responsáveis pelas unidades produtivas das localidades selecionadas, o que representou um percentual de 34,70% das famílias, sendo 19 (35,18%) na Custódia, 21 (35%) na Ribeirão, 17 (33,33%) na São Domingos e 18 (35,29%) na Tambiocó.

PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.