Considerações sobre precipitação, relevo e solos e análise do potencial de expansão agrícola da região Norte de Moçambique / Considerations about the rainfall, topography and soils and the analysis of potential of agricultural expansion in the Northern Mozambique region
PDF

Palavras-chave

fronteira agrícola
geotecnologias
modelagem espacial
savana tropical

Como Citar

MACARRINGUE, L. S.; SANO, E. E.; CHAVES, J. M.; BOLFE, E. L. Considerações sobre precipitação, relevo e solos e análise do potencial de expansão agrícola da região Norte de Moçambique / Considerations about the rainfall, topography and soils and the analysis of potential of agricultural expansion in the Northern Mozambique region. Sociedade & Natureza, v. 29, n. 1, 18 maio 2017.

Resumo

Em 2009, foi implementado um programa de cooperação trilateral entre Moçambique, Brasil e Japão (ProSAVANA) na região norte de Moçambique (Corredor de Nacala). Os objetivos desse estudo foram: caracterizar a precipitação, o relevo e os solos dessa região; e analisar o potencial de expansão agrícola com base no modelo adotado para o Cerrado. Os materiais básicos incluíram dados de: precipitação, derivados do Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM); topografia, obtidos pelo Shuttle Radar Topography Mission (SRTM); e textura de solos, obtidos da literatura, os quais foram comparados com os do Oeste da Bahia. Os critérios adotados para analisar o potencial de expansão agrícola no Corredor de Nacala foram: declividade ≤ 12% e textura argilosa ou média de solos. Aproximadamente 82%, 94% e 71% da área de estudo moçambicana apresentaram precipitação média anual > 1.000 mm, declividade ≤ 12% e solos com textura argilosa ou média, respectivamente. As áreas favoráveis à expansão agrícola no Corredor de Nacala totalizaram 4,6 milhões de hectares. A ocupação agrícola dessas áreas potenciais deve levar em consideração outros aspectos como poluição dos recursos hídricos pelos fertilizantes químicos, melhoria do índice de desenvolvimento humano da população local e legislação que regulamenta o uso e ocupação de terras em Moçambique.
https://doi.org/10.14393/SN-v29n1-2017-7
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.