Distribuição espacial da emissão de Co2 e atributos do solo sob campo nativo na região de Humaitá, Amazonas
PDF

Palavras-chave

ambientes amazônicos
carbono orgânico
estoque de carbono

Como Citar

MANTOVANELLI, B. C.; CAMPOS, M. C. C.; ALHO, L. C.; SILVA, P. C.; SILVA, D. A. P.; CUNHA, J. M.; SILVA, D. M. P.; SOARES, M. D. R. Distribuição espacial da emissão de Co2 e atributos do solo sob campo nativo na região de Humaitá, Amazonas . Sociedade & Natureza, v. 28, n. 2, 9 nov. 2016.

Resumo

Atualmente compreender os fatores que influenciam nas emissões de CO2 em ambientes amazônicos vem sendo discutidos na proporção em que ocorre o acelerado aumento nas variações climáticas, como as de temperatura e precipitação as quais influenciam nas trocas entre os ecossistemas terrestres e a atmosfera. Diante do exposto, objetivou-se com este trabalho avaliar a distribuição espacial da emissão de CO2 e atributos do solo sob campo nativo na região de Humaitá, Amazonas. Foi delimitada uma malha de 70 m x 70 m com 64 pontos amostrais espaçados regularmente pela distância de 10 m. Esses pontos foram georreferenciados e, em seguida, foram realizadas as coletas de solo em cada ponto da malha nas camadas de 0,00-0,05 m e 0,05-0,10 m para determinação dos atributos do solo, totalizando 128 amostras de solo. Foram avaliados o fluxo de CO2, fatores ambientais (temperatura e umidade do solo), atributos físicos (macroporosidade, microporosidade, porosidade total e densidade do solo), carbono orgânico total e estoque de carbono. As emissões de CO2 na área de campo nativo nas condições do presente estudo são fenômenos de natureza complexa, não sendo possível identificar um único atributo do solo ou do ambiente que explique sua variação no espaço, indicando assim que a dificuldade encontrada ao estabelecer relações entre os atributos do solo e emissão de CO2 ocorre devido à complexidade do fenômeno.

PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.