As estratégias territoriais das empresas de Contact Center: especialização dos serviços prestados e a busca por novas localizações / The territorial strategies of contact center companies: specialization of services provided and the search for new ......
PDF

Palavras-chave

Divisão territorial do trabalho
empresas de Contact Center
estratégias territoriais
tecnologias da informação
incentivos territoriais.

Como Citar

ALMEIDA, M. C. As estratégias territoriais das empresas de Contact Center: especialização dos serviços prestados e a busca por novas localizações / The territorial strategies of contact center companies: specialization of services provided and the search for new ...... Sociedade & Natureza, v. 27, n. 3, 6 jan. 2016.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias territoriais das empresas de Contact Center. A especialização dos serviços prestados e a dispersão territorial para áreas mais vantajosas definiu a escolha das três empresas analisadas: Contax, Atento e a "Empresa A". As estratégias territoriais das duas primeiras expressam bem o que tem sido uma prática comum entre as grandes empresas do ramo: a dispersão das unidades produtivas para novas localidades, especialmente para a região Nordeste; articulada com a centralização do controle nas sedes corporativas, instaladas nas principais metrópoles brasileiras. Por outro lado, a "Empresa A" mantem a maior parte de suas unidades nas principais regiões metropolitanas do Sul e Sudeste, e, em oposição às demais firmas, concentra seus serviços em atividades mais especializadas, de tecnologia da informação e de infraestrutura de rede. Essas diferentes estratégias analisadas no artigo, decorrem, entretanto, de um objetivo comum: a busca por novas formas de acumulação, seja pela localização estratégica, seja pelo uso constante de novos sistemas informacionais.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.