Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita (conteúdo nunca publicado em Revistas/Anais de eventos, etc.), e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os autores declaram que o texto utiliza apropriadamente as regras de citação, evitando o que pode ser considerado plágio acadêmico. Além disso, os autores têm ciência de que plágio se configura crime contra a propriedade intelectual (Lei 10.695, de 01 de Julho de 2003).
  • Todos os autores do texto estão inclusos nos metadados da submissão, com as respectivas informações de atuação profissional e formação acadêmica (a informação completa é essencial para a avaliação), inclusive o código ORCID.
  • O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • Todos os hyperlinks no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) estão ativos.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Instrução aos autores, encontradas na seção \"Sobre\" a revista e no TEMPLATE.
  • As figuras estão inseridas no texto com a resolução mínima de 300 dpi e em formato JPG.
  • Os autores concordam com a política de Acesso Aberto da revista.
  • Todos(as) os(as) autores(as) estão cientes e concordam com as condições de submissão e Diretrizes aos Autores da Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS DE SUBMISSÃO (atualizadas em Maio/2020)

No intuito de contribuir para a melhoria da redação dos artigos, nós recomendamos a leitura prévia das orientações para autores e tradutores da European Association of Science Editors, disponíveis aqui.

1 - Serão aceitos para publicação na Revista Sociedade & Natureza artigos inéditos, resultados de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual, resultantes de mestrado, de doutorado ou de densidade similar sobre tema próprio à Ciência Geográfica (com no mínimo 4000 e no máximo 6000 palavras, nelas incluindo títulos, resumos e referências).

2 - A equipe editorial da revista julgará a pertinência da publicação de artigos oriundos de áreas afins (que necessariamente devem incluir abordagem territorial/espacial). Textos não voltados ao foco do periódico serão excluídos da lista de avaliação.

3 - O artigo deverá ser submetido através do site da revista. Caso os autores encontrem dificuldades durante o processo de submissão, eles devem consultar o tutorial do sistema aqui.

4 - Serão aceitas submissões nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês. As submissões em português e espanhol, após a avaliação e emissão do aceite final pela Revista, deverão ser obrigatoriamente traduzidas para o inglês para que sejam publicadas também nessa língua. O artigo só será publicado após a apresentação do texto em inglês, dentro dos padrões de qualidade da Revista (ver mais informações na próxima seção). Submissões originalmente em inglês não necessitam de traduções, mas elas devem vir acompanhadas de certificado de tradução do texto, conforme as "Normas para apresentação dos artigos em inglês". Baixa qualidade na redação do texto em inglês implicará na sua imediata rejeição.

    4.1. Os títulos em inglês, sempre que fizerem menção a alguma localidade, devem trazer a sua descrição completa (ex.: Uberlândia, Minas Gerais - Brazil). 

5 - Os autores devem prestar atenção ao preenchimento correto e completo dos metadados da submissão. Todos os autores devem ser cadastrados, separadamente, no formulário eletrônico de submissão (código ORCID, área de formação, titulação e instituição de atuação profissional). A ausência de tais informações implicará na exclusão direta da submissão. Em nenhuma hipótese serão acrescentados ou retirados autores após a submissão ter sido aceita.

6 - As palavras-chave são um dos principais mecanismos de busca dos artigos. Portanto, os autores devem ser bastante criteriosos na sua seleção. Elas devem ser diferentes das palavras que já constam no Título do artigo. 

7 - Durante a submissão, os autores obrigatoriamente deverão fazer o upload dos seguintes documentos:

   7.1. Carta ao editor (modelo disponível aqui): os autores deverão apresentar todos os dados solicitados no modelo, entre eles: o Título do artigo, o(s) nome(s) do(s) autor(es), o número ORCiD (obrigatório para o primeiro autor), sua(s) afiliação(ões) e email(s). Também neste documento, deverão estar os Agradecimentos (quando houver), as fontes de financiamento (quando houver) e a Contribuição dos Autores. Em seguida, os autores deverão apresentar uma breve síntese do artigo, que justifique porque ele deve ser publicado na Sociedade & Natureza. Os autores também deverão atestar que se trata de uma submissão original, que não está submetida em nenhum outro periódico. Caso se trate de pesquisa que envolva seres humanos, os autores também deverão apresentar a aprovação por parte de Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição. As demais autorizações que se façam necessárias também devem constar neste documento.

   7.2. Texto do artigo: documento em Word com o conteúdo do artigo, seguindo obrigatoriamente todas as normas do TEMPLATE. O texto não deve conter notas de rodapé, notas finais ou cabeçalho. Como o processo de revisão é Duplo-Cego, neste documento não deverá constar nenhuma informação que possibilite a identificação da autoria. Lembre-se de retirar todas as informações que permitam a identifcação dos autores, inclusive das propriedades do documento. Este arquivo deve ter o tamanho máximo de 12 MB.

8 - As ilustrações devem ter a resolução mínima de 300 dpi. Recomendamos aos autores o emprego apenas de ilustrações/tabelas necessárias e essenciais à compreensão do conteúdo do texto, que não podem exceder o tamanho de uma página. Situações de excesso de ilustrações, má qualidade da informação gráfica e não observação da resolução mínima, implicarão na recusa do texto.

9 - As figuras (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, dentre outros), tabelas e quadros, devem ser precedidos da sua palavra designativa. Sua identificação deve ser feita na parte superior, seguida pelo seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e respectivo título, que não deve constar no interior da ilustração.

10 - A figura/tabela/quadro deve ser citado no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

11 - Em todos os casos deve haver a indicação (digitada, no corpo do texto e logo após a Ilustração/Tabela) de: fonte (ex: Fonte: IBGE, 2000), organização (ex: Org. do Autor, 2000) ou adaptação (ex: Adaptado de Silva, 2000). A regra para a remoção das informações que possibilitem a indicação dos autores na submissão inicial também vale para as Figuras/Quadros/Tabelas.

12 - Todos os links do artigo (incluindo nas Referências) devem estar ativos. Os autores deverão utilizar citações recentes e que possuam número DOI, preferencialmente.

13 - Os trabalhos serão publicados em versão eletrônica, no site da revista.

 

OBS.: as comunicações entre autores e editores durante o processo editorial deverão ser feitas exclusivamente via sistema da revista, nos campos adequados para tal. Documentos e mensagens enviados diretamente aos emails dos editores não serão considerados para o processo editorial.

 

Preprints: A Sociedade & Natureza apoia o depósito prévio dos artigos submetidos para avaliação em servidores de preprints confiáveis. Os autores que desejarem depositar seus trabalhos previamente como preprint deverão entrar em contato com os editores da revista antes da submissão do artigo para maiores informações sobre o processo e assinatura do Formulário de Conformidade. 

 

Normas para apresentação dos artigos em inglês

Conforme explícito no item 3, após o aceite da submissão, os textos em Português e Espanhol deverão apresentar também a versão completa em Inglês. As traduções devem obrigatoriamente apresentar o padrão de qualidade condizente com as políticas da Sociedade & Natureza e, por isso, os autores deverão anexar no sistema, juntamente com a versão traduzida, documento que comprove que a tradução foi realizada por profissional qualificado para tal fim. No documento devem constar os dados que atestem a qualificação do revisor (por exemplo: nota fiscal com CNPJ da empresa de tradução, registro em conselho de classe, currículo ou diploma do tradutor, etc.).

O texto em inglês será analisado pelos editores. Caso ele não atenda aos padrões de qualidade da Revista, ele será devolvido aos autores para que realizem as adequações necessárias. Se após esta etapa a tradução ainda estiver aquém da qualidade exigida, a submissão será rejeitada. Portanto, sugerimos que os autores sejam bastante criteriosos na apresentação dos textos em inglês.

 

Sugestões:

No documento da European Association of Science Editors (disponível aqui) os autores encontrarão dicas importantes para a tradução dos textos.

A tradução de um texto para o inglês é um trabalho árduo, que vai muito além da tradução literal do texto em português. Cada língua tem suas particularidades e o que funciona em uma não necessariamente funciona na outra da mesma forma. Por isso, nós encorajamos os autores a estarem atentos às traduções e a evitarem erros comuns. Abaixo citamos alguns:

- Evite o uso de voz passiva (e.g. The data was collected... Soils were classified...). Prefira a voz ativa, deixando claro o sujeito da oração (We colected data...We classified soils...). 

- Evite frases muito longas. O texto científico é objetivo, portanto frases longas dificultam a compreensão do texto. Ao invés de "Figure 1 shows that the mean annual temperature decreased in 2018", escreva "Mean annual temperature decreased in 2018 (Figure 1).".

- Nomes próprios não são traduzidos. Portanto: Universidade Federal de Uberlândia e não Federal University of Uberlândia.

- Evite a tradução literal de jargões específicos da língua portuguesa (e.g. no tocante às erosões observadas nas duas áreas).

- Lembre-se de traduzir também o conteúdo das figuras! Em muitas situações, será necessário refazê-las. Portanto, na versão traduzida não serão aceitas figuras que estejam em português.

 

Análise de plágio

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma Plagius. A equipe editorial confere os dados. No caso de plágio, basta um parágrafo sem a devida citação para que o artigo seja devolvido ao autor, indicando o problema. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto para artigos ou 50% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Acima disso, o artigo é devolvido, com a indicação do problema, podendo os autores fazerem as alterações necessárias e submeterem o artigo novamente à Revista. Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comitê Editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos autores. Sugerimos, portanto, aos autores que conheçam as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) sobre princípios éticos na publicação científica.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.