Estratégia metacognitiva para repensar os níveis representacionais envolvidos numa transformação química

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Solange Wagner Locatelli

Resumo

Por meio dessa pesquisa, pretendeu-se compreender como que oito graduandos de uma universidade pública se apropriam dos níveis representacionais ao proporem explicações para a transformação química envolvida na combustão do metano. Para isso, os alunos tinham que elaborar um texto para explicar essa reação química, bem como responder a um questionário no início e no final do processo. A pesquisa foi de cunho qualitativo, apoiando-se na análise textual discursiva para a organização dos dados, em que unidades de análise foram geradas a partir dos textos produzidos. Os resultados indicaram uma prevalência das explicações em nível macroscópico, sendo que o nível submicroscópico foi menos considerado, bem como a transição entre os níveis, mesmo com alunos mais experientes. Isso evidencia a necessidade de uma retomada nas explicações envolvendo o triplete, de tempos em tempos, para uma melhor apropriação desse entendimento, uma vez que o mesmo não é espontâneo.

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Como Citar
Locatelli, S. W. (2020). Estratégia metacognitiva para repensar os níveis representacionais envolvidos numa transformação química. Ensino Em Re-Vista, 27(Especial), 1590-1613. https://doi.org/10.14393/ER-v27nEa2020-18
Seção
Artigos

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