ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico Científico do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dirigido  a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais. Divulga resenhas de livros e traduções. Publica dossiês temáticos, organizados por pesquisadores de áreas-temas, trazendo artigos de especialistas convidados – brasileiros e estrangeiros – e abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação.

  • Qualis: B2 em Educação / A2 em Ensino
  • Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
  • Ano de fundação: 1992
  • E-ISSN: 1983-1730 (versão eletrônica)
  • E-mail: ensinoemrevista@gmail.com
  • Unidade: Faculdade de Educação / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

 

CHAMADA PARA DOSSIÊ

Currículos em Educação Matemática

Ensino em Re-Vista, periódico editado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), eISSN 1983-1730, prefixo DOI 10.14393, Qualis A2 em Ensino e B2 em Educação, comunica que está aberta, de agosto a novembro de 2019, chamada para dossiê sobre Currículos em Educação Matemática, a ser publicado no primeiro número de 2020.

O campo do currículo e sua implicação na formação dos sujeitos e nas práticas sociais têm sido foco de estudo da pesquisa em Educação Matemática, sob diferentes perspectivas como: políticas públicas curriculares; currículo e sua interface com a formação de professores; currículo e materiais de apoio ao desenvolvimento curricular; currículo e subjetividade; currículo e gênero; currículo como discurso de poder.

Ao propor um dossiê sobre Currículos em Educação Matemática, é importante considerar que os contextos nos quais se dão as práticas de ensinar e aprender sempre foram objeto de investigação em Educação, em especial por pesquisadores que buscam nas teorizações do currículo os fundamentos para problematizar e produzir conhecimento sobre os fenômenos educacionais relativos à Matemática. Desse modo, os objetivos desse dossiê são: divulgar as investigações existentes no campo de currículos de Matemática; estimular o crescimento da pesquisa sobre currículos, especialmente no âmbito da Educação Matemática; viabilizar um importante canal de discussões envolvendo a organização e desenvolvimento curricular em Educação Matemática, aproximando pesquisadores, professores e futuros professores que têm a Matemática como tema de interesse.

Sobre o trâmite de avaliação das propostas submetidas, embora os autores possam submeter à apreciação da Ensino em Re-Vista quantos artigos desejarem, cada autor só poderá ter um artigo efetivamente publicado no dossiê proposto, seja como autor ou coautor.

Os textos devem ser submetidos diretamente pelo(s) autor(es) para o e-mail ensinoemrevista@gmail.com, com o título da mensagem “Dossiê – Currículos em Educação Matemática”, respeitando-se o prazo de 1 de agosto a 30 de novembro, sem possibilidade de prorrogação. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista.

As nomas para elaboração dos artigos, o Template e o Termo de Cessão de Direitos estão disponíveis na plataforma OJS da revista, em http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/about/submissions#authorGuidelines.
O professor Gilberto Januario, do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atuará como editor convidado, assessorado pela equipe de editores da Ensino em Re-Vista.

Gilberto Januario – Editor Convidado
Fabiana Fiorezi de Marco – Editora Responsável
Iara Vieira Guimarães – Editora Adjunta

2019: v. 26, n. 2 (maio/ago. 2019)

Publicado: 2019-06-24

Número Completo

Equipe Editorial

282-614

Expediente

Equipe Editorial

282-291

Apresentação

Presentation

José Gonçalves Teixeira Júnior

292-295

Luz e vida: um diálogo com professores de Ciências

Light and Life: dialoguing with Science teachers

Mônica Cunha Ramos, Nilva Lúcia Lombardi Sales, Silvia Martins

481-503

Ver Todas as Edições