Contribuição da Ciência da Terra para a formação científica na Educação Básica: produção de materiais didáticos e práticas de Ciências Naturais

Main Article Content

Carlos Roberto dos Anjos Candeiro
Suely Aparecida Gomes Moreira
Tamires do Carmo Dias

Resumo

Neste artigo, aborda-se uma experiência teórico/prática a partir da produção de materiais didáticos para subsidiar o processo ensino-aprendizagem na educação básica, de conteúdos relativos às Ciências Naturais. Apresentar-se-á conceitos básicos de Geociências relacionados à construção e uso de caixa de minerais e rochas pelos discentes de graduação, na disciplina de Geologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Candeiro , C. R. dos A., Moreira, S. A. G., & Dias, T. do C. (2020). Contribuição da Ciência da Terra para a formação científica na Educação Básica: produção de materiais didáticos e práticas de Ciências Naturais. Ensino Em Re-Vista, 27(Especial), 1451-1466. https://doi.org/10.14393/ER-v27nEa2020-12
Seção
Artigos

Referências

AUSUBEL, D. P. (Ed.). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BERGQVIST, L.P.; PRESTES, S.B.S. Kit paleontológico: um material didático com abordagem investigativa. Ciência & Educação, Campinas, v. 20, n. 3, p. 345-357, jun. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Geografia (5° a 8° série), SEF, Brasília, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. 1998c. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF, MEC/Secretaria de Educação Fundamental. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task=view&id=408&Itemid=394> Acesso em 27/03/2007.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1998d. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – Ciências Naturais. Brasília, DF, MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 138p. Disponível em: http://portal.mec. gov.br/seb/index.php?option=content&task=view&id=264&Itemid=254. Acesso em 27/03/2007.

CANDEIRO, C.R.A.; MOURA, G.G.; NUNES, S.I.; AMANCIO-PEREIRA, F. El Trato com el Conocimiento em la Asignatura Geología General en el Curso de Geografía del Campus do Pontal de la Universidade Federal de Uberlância (MG): un relato de experiencias. In: II SIMPÓSIO DE PESQUISA EM ENSINO E HISTÓRIA DE CIÊNCIAS DA TERRA IV SIMPÓSIO NACIONAL O ENSINO DE GEOLOGIA NO BRASIL, II, 2009, São Paulo. Anais... 2009, v. 1. p. 190-197.

CPRM—Serviço Geológico do Brasil. 2016. Disponível em http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1042&sid=129

CAVALCANTI, L. S. (Ed.). Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas, SP: Editora Papirus, 1998.

COMPIANI, M.; CARNEIRO, C.R. Os papeis didáticos das excursões geológicas. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, Madri, v. 1, n.2, p. 90-98, abr. 1993.

CUNHA, C. J.; GUIMARÃES, O. M.; Araújo, M. P.; VASCONCELLOS, E. M. G. ; MARTINS, J. M. ; NETO, J. M. DOS R. ; MARTINS, F. M. Ensino de técnicas de análises de minerais com ênfase na interpretação de dados: articulando teoria e prática na formação do geólogo. Terrae. Série didática, Campinas, v. 4, p. 1-10, jan. 2008.

LOPES, O. R.; CARNEIRO, C. R.. O jogo "Ciclo das Rochas" para ensino de Geociências. Revista Brasileira de Geociências, São Paulo, v. 39, p. 30-41, jan. 2009.