Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidas

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Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
Simone Pozebon
Maiara Luisa Klein

Resumo

Tendo como objeto de reflexões a formação inicial, este artigo propõe-se a discutir sobre manifestações de futuros professores diante de uma situação desencadeadora de aprendizagem relativa a grandezas e medidas, especificamente sobre volume. No espaço do Clube de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acadêmicos participaram de estudos e ações relacionadas ao ensino e aprendizagem de matemática, pautados na Teoria Histórico-Cultural, especialmente na Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino, originando os dados empíricos deste trabalho. A análise apresentou indicativos de que futuros professores, quando colocados diante de situações desencadeadoras de aprendizagem, nem sempre superam o apelo ao material sensorial como única forma de busca de solução, o que caracteriza o pensamento empírico. Como decorrência dos resultados, aponta-se, na formação inicial, a relevância do acesso a espaços que possibilitem reflexões que permitam ir para além dos conhecimentos considerados como aprofundamentos da futura área de ensino.

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Como Citar
Lopes, A. R. L. V., Pozebon , S., & Klein , M. L. (2020). Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidas. Ensino Em Re-Vista, 27(Especial), 1306-1331. https://doi.org/10.14393/ER-v27nEa2020-6
Seção
Artigos

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