Temas contemporâneos integrados ao currículo de Matemática do Ensino Médio: projeto com o tema Arte

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Clarissa de Assis Olgin
Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa referente à tese de doutorado Temas para o Currículo de Matemática do Ensino Médio que visa contribuir para discussão da seleção de temáticas a serem inseridas no Currículo. O objetivo deste artigo é evidenciar as contribuições do tema Arte, com a utilização do software GeoGebra, na construção e/ou revisão de conceitos matemáticos relativos à Geometria Espacial. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem qualitativa, na qual se buscou compreender os fenômenos que ocorrem no contexto de sala de aula, quando se trabalha com essa temática. Foi aplicado um experimento com 21 alunos do 1º ano do Ensino Médio, no município de Caxias do Sul. As análises dos dados coletados apontam que desenvolver atividades com o tema Arte juntamente com recursos computacionais, pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, proporcionando ao aluno relacionar o conhecimento matemático com outros assuntos. Neste sentido, considera-se importante buscar/desenvolver atividades didáticas relacionadas a temas que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, oportunizando aos estudantes estabelecerem relações entre a teoria e a prática.

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Como Citar
Olgin, C. de A., & Groenwald, C. L. O. (2020). Temas contemporâneos integrados ao currículo de Matemática do Ensino Médio: projeto com o tema Arte. Ensino Em Re-Vista, 27(3), 909-933. https://doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-6
Seção
Dossiê Currículos em Educação Matemática II

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