A relação dos professores com a biblioteca escolar: um estudo de caso

Main Article Content

Márcia Cicci Romero
Adriana Pastorello Buim Arena

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa concluída em 2011 na cidade de Uberlândia MG e tem como objetivo mostrar como os professores relacionavam-se com a biblioteca da escola para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Já os objetivos específicos compreendiam em identificar como os professores utilizavam esse espaço; analisar a frequência que levavam seus alunos a esse espaço escolar e verificar quais eram as regras que a escola impunha ao seu uso. A metodologia escolhida foi o estudo de caso do tipo etnográfico na abordagem qualitativa. Utilizou-se também da observação e da entrevista. Como resultado, apesar de os professores terem se preocupado com o uso da biblioteca, concluímos que não houve essa interação entre os docentes e a bibliotecária. As idas à biblioteca funcionavam apenas como local para mostra de filmes e a leitura era vista como castigo.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Romero, M. C., & Arena, A. P. B. (2019). A relação dos professores com a biblioteca escolar: um estudo de caso. Ensino Em Re-Vista, 26(2), 547-571. https://doi.org/10.14393/ER-v26n2a2019-12
Seção
Varia/Varies

Referências

ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso, LUDKE, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária LTDA, 1986.

ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional.Brasília, Liber Livro Editora Ltda, 2005.

AMATO, Mirian, apud GARCIA, Neise Aparecida Rodrigues. A biblioteca na escola.Biblioteca escolar-estrutura e funcionamento, Ipiranga, Loyola, 1989. Disponível em: . Acesso em: 10 de janeiro de 2011.

BATISTA, Pollyana Da Silva. Biblioteca escolar no Brasil: um estudo sobre vários aspectos, Brasília, Julho 2009. Disponível em:< http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/643/1/2009_PollyanadaSilvaBatista.pdf>. Acesso em: 17 de março de 2011.

BORGES, Márcia de Freitas Vieira. Inserção da informática no ambiente escolar:inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino, 2012. Disponível em: < http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/972/958>. Acesso em: 28 de julho de 2013.

DANIELI, Liane Pascoali. Biblioconexões, bate-papo com os escritores e feira do livro:caminhos possíveis para o desenvolvimento do hábito de ler, 2011. Disponível em: . Acesso em 20 de julho de 2013.

FARIA Maria Isabel; PERICÃO, Maria da Graça. Novo dicionário do livro:da escrita ao multimédia. [Lisboa]: Círculo de Leitores, 1999.

FOUCAMBERT, Jean. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GARCIA, Neusa Aparecida R. Biblioteca escolar-estrutura e funcionamento, Ipiranga, Loyola, 1989. Disponível em: . Acesso em 10 de janeiro de 2011.

GUEDES, Mariana Giubertti; FERREIRA, Neillia Barros. A importância da Biblioteca e da Biblioterapia na formação dos internos no Orfanato Lar Rita de Cássia. Brasília, 2008. Disponível em:
MACEDO, Neusa Dias de.Biblioteca escolar brasileira em debate, da memória profissional a um fórum virtual. (Org.). São Paulo, SENAC, 2005. Disponível em: . Acesso em 10 de janeiro de 2011.

NEVES, Nathalie Vieira. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para a Pré-Escola e o Ensino Fundamental, 2009. Disponível em:. Acesso em 27 de julho de 2013.

PINTO, Andrea Garcia da Silva. Abiblioteca escolar: O hábito da leitura e da pesquisa. Brasília, 2009. Disponível em: Acesso em 28 de agosto de 2011.

PINTO, Patrícia de Almeida; BRAGA, Priscila Angélica de Souza. Bibliotecas Escolares e a realidade nos Centros de Ensino Médio do Governo do Distrito Federal, Brasília, 2009. Disponível em: .

SANTOS, Ana Maria. A Biblioteca Escolar: Uma nova estrutura de enriquecimento. Disponível em:. Acesso em 22 de junho de 2011.

VIÑAO, Antonio. Espaços, usos e funções; a localização e disposição física da direção escola na escola graduada. In. BENCOSTTA, Maucus Levy (Org.). História da educação, arquitetura e espaço escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

ZANELA, Mariluci. O professor e o"laboratório" de informática: navegando nas suas percepções. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2007. Disponível em:. Acesso em 14 de julho de 2013.