Alfabetização Científica: possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças Online

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Maria do Rocio Fontoura Teixeira
Juliana Carvalho Pereira
Ketlen Stueber

Resumo

Analisa trinta e cinco textos da revista Ciência Hoje para as Crianças Online, considerando-a como fonte de informação na perspectiva didático-pedagógicas para a mediação da Alfabetização Científica. A questão principal do estudo foi: Como a revista Ciência Hoje das Crianças Online pode viabilizar a Alfabetização Científica no ensinar e aprender ciência? A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Identificaram-se os autores e as instituições que contribuíram na produção dos textos e a que público se destinavam. Elencaram-se os facilitadores de Alfabetização Científica, níveis de interdisciplinaridade e as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas. Conclui-se que as matérias analisadas possuem viabilidade pedagógica, fomentam debates e reflexões a partir do conhecimento científico. Evidencia-se a atuação da revista no Ensino de Ciências e indica o quão necessário são as investigações de temas no viés científico que possam fomentar práticas inovadoras na perspectiva do ensino interdisciplinar.


 

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Como Citar
Teixeira, M. do R. F., Pereira, J. C., & Stueber, K. (2019). Alfabetização Científica: possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças Online. Ensino Em Re-Vista, 26(2), 457-480. https://doi.org/10.14393/ER-v26n2a2019-8
Seção
Dossiê Revisitando a Educação em Ciências e em Matemática

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