O processo de ensino-aprendizagem do texto poético por meio dos jogos

Main Article Content

Neire Márcia Cunha
Ana Maria Esteves Bortolanza

Resumo

Este artigo tem como finalidade mostrar as contribuições dos jogos limítrofes no processo de ensino e aprendizagem do texto poético. Resulta de uma pesquisa (2014) desenvolvida em uma escola pública situada no Triângulo Mineiro, Minas Gerais, com uma turma de crianças de segundo ano do ensino fundamental. O corpus utilizado no estudo são as poesias do livro Ou Isto Ou Aquilo, de Cecília Meireles. Para que as crianças se apropriassem do gênero poético, foram empregados três jogos limítrofes: jogo dramático, jogo de memória e jogo poético. O estudo mostrou que os jogos limítrofes podem criar os motivos para as crianças lerem e escreverem poesias, ao possibilitarem atribuir sentidos como leitoras e autoras. Conclui-se que o emprego dos jogos limítrofes no ensino intencionalmente planejado para as crianças se apropriarem da escrita e da leitura é um recurso didático eficiente que favorece a apropriação da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Cunha, N. M., & Bortolanza, A. M. E. (2017). O processo de ensino-aprendizagem do texto poético por meio dos jogos . Ensino Em Re-Vista, 1(1), 131-155. https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-6
Seção
DOSSIÊ

Referências

DAVYDOV, V.V., SLOBODCHIKOV, V. I., TSUKERMAN, G. A. O aluno das séries iniciais do ensino fundamental como sujeito da atividade de estudo. In: Journal of Russian and East European Psychology, vol. 41, nº 4. July-August 2003.

ESTEVES, G. Estudo do livro “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles – Proposição de ilustração e projeto gráfico para uma nova edição.2011. Trabalho de conclusão de curso. USP, São Paulo, 2011.

LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10ª edição. São Paulo: Editora Ícone, 2010.

LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas,1987.

MEIRELES, C. Ou isto ou aquilo. Ilustrações de Thais Linhares. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

SCHNEUWLY B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 2ª ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

VYGOTSKY, L S. Obras Escogidas, vol.3. Madri: Visor, 2000.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 5ed. São Paulo: Martins, 1996