Calvin e as exatas: uma proposta interdisciplinar com o uso do gênero tira seriada de história em quadrinhos no ensino técnico

Main Article Content

Rafaela Fetzner Drey

Resumo

Este estudo observou em que medida um trabalho interdisciplinar, baseado na didatização de um gênero textual, pode ser frutífero na ampliação das habilidades de leitura em língua inglesa de alunos do Ensino Médio Técnico Integrado, ao mesmo tempo em que aprimora conhecimentos também em ciências exatas. Para isso, foram utilizadas histórias em quadrinhos, em inglês, do personagem Calvin (WATTERSON, 1998; 1992) que fazem referência a conteúdos de matemática e física, especificamente. As atividades foram desenvolvidas de forma interdisciplinar, abordando as características do gênero textual tira seriada (abarcada no hipergênero história em quadrinhos); elementos estruturais de língua inglesa e conteúdos de ciências exatas. Com base nos preceitos vygotskyanos de que a interação social (VYGOTSKY, 2005) promove o desenvolvimento psicológico que oportuniza a aprendizagem, as atividades foram utilizadas como elemento de mediação na construção interdisciplinar de conhecimentos dos alunos. Os resultados apontam um crescimento da aprendizagem nas áreas de inglês, matemática e física; em especial no tocante às habilidades de leitura em inglês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Drey, R. F. (2017). Calvin e as exatas: uma proposta interdisciplinar com o uso do gênero tira seriada de história em quadrinhos no ensino técnico . Ensino Em Re-Vista, 1(1), 102-130. https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-5
Seção
DOSSIÊ

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. IN: ______. Estética da Criação Verbal.São Paulo: Martins Fontes, 1953/2003, p. 275-326.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias.Brasília: MEC, 1998.

COLE, M. SCRIBNER, S. Introdução. IN: VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984/2007.

DONATO, Richard. Collective Scaffolding in Second Language Learning. IN: LANTOLF, J. APPEL, G. Vygotskian Approaches to Second Language Research.Norwood, NJ: AblexPublishing Corporation, 1994.

DREY, R. F. O processo de competência inicial profissional docente: por uma análise multimodal do trabalho real/concretizado.Tese de Doutorado em Linguística Aplicada. UNISINOS, São Leopoldo, 2011.

__________. «Eu nunca me vi, assim, de fora»: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. UNISINOS, São Leopoldo, 2008.

__________. O trabalho com gênero de texto no Ensino Médio: sequência didática ou livro didático? Trabalho de Conclusão de Curso em Letras. UNISINOS: São Leopoldo, 2006.

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. 4ª ed.

GOODWIN, C. DURANTI, A. Rethinking context.Language as an interactive phenomenon. Cmabridge: CUP, 1992.

GUIMARÃES, A.M.M. CAMPANI, D. DREY, R.F.Os gêneros de texto no dia a dia do Ensino Fundamental. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Apresentação.Disponível em: http://www.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=246.Acessoem 17 mar. 2016.

KEMMIS, S. Action Research. IN: KEEVES, J. P. Education Research, Methodology and Measurement: anInternational Handbook.Oxford: Elsevier, 1997.

KLEIMAN, A. MORAES, S. Leitura e Interdisciplinaridade.Tecendo redes nos projetos da escolar. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

LIGHBOWN, P. SPADA, N. How Languages are Learned.Oxford: Oxford University Press, 2007. 3ª ed.

MASON, J. Qualitative researching.London: Sage, 1996.

Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul:Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. / Secretaria de Estado da Educação. Porto Alegre: SE/DP, 2009. v.1.

SANTOMÉ,J. Globalização e Interdisciplinaridade:o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 3ª ed.

WATTERSON, B. The Complete Calvin & Hobbes.Atlanta, Georgia: Lionheart Books, 1998.

__________. The Indispensable Calvin & Hobbes. Kansas City, MI: Andrews McMeel Publishing, 1992