Propostas de letramento e reflexões teórico-práticas acerca da propaganda/campanha "Leia para uma criança" /Proposal for literacy and theoretical reflections-pratices about advertising/campaign: "Read to a child"

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Rosielson Soares de Sousa
Érica de Cássia Maia Ferreira Rodrigues

Resumo

As crianças, sujeitos sociais, são atravessadas pelo letramento no seu cotidiano. Diante disso, o presente trabalho se propõe a refletir sobre  a prática de letramento midiático por intermédio da Campanha “Leia para uma criança #issomudaomundo”, do Banco Itaú. O corpus de análise constitui-se de cinco propagandas veiculadas  durante  a campanha em 2013 na série “Itaú Criança”. Os dados foram coletados pela internet – via Youtube e site do próprio banco. A análise do corpus é de cunho qualitativo sob o paradigma interpretativista. Este estudo é subsidiado pelas teorias do letramento e pelas proposições advindas da Análise do Dis- curso Francesa (ADF) ancorada nas ideias de Orlandi (2005, 2007), Matencio (1995), Mortatti (2004), Rojo (1995, 2009), Kleiman (1995), entre outros. O estudo revela-se como uma possibilidade de compreender os eventos de letramento e sua contribuição na formação de leitores competentes.

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Como Citar
Sousa, R. S. de, & Rodrigues, Érica de C. M. F. (2016). Propostas de letramento e reflexões teórico-práticas acerca da propaganda/campanha "Leia para uma criança" /Proposal for literacy and theoretical reflections-pratices about advertising/campaign: "Read to a child". Ensino Em Re-Vista, 22(2), 347-362. https://doi.org/10.14393/ER-v22n2a2015-7
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