Abordagem temática no ensino médio: decorrências na Física e nas Ciências da Natureza / Thematic approach in high school: derivations in nature physics and science

Main Article Content

Milton Auth

Resumo

Nesses tempos de questionamentos, de novas orientações e também de novas proposições sobre o processo de ensino-aprendizagem escolar, torna-se essencial colocar em debate a finalidade atual do ensino na sociedade contemporânea, mas associado a elaborações e desenvolvimentos de propostas diferenciadas, como as de cunho interdisciplinar e contextualizado. Nessa perspectiva, foram desencadeadas ações no contexto escolar tendo como base temas significativos, na modalidade de Situações de Estudo, acompanhadas pela pesquisa. Salientamos avanços e limitações quanto à sua organização, bem como expressões de estudantes participantes no seu desenvolvimento na escola. Os resultados alcançados indicam a constituição de formas diferenciadas de intervenção, tornando visível a mobilização e motivação quanto às aulas, com reflexos positivos no processo ensino-aprendizagem, em especial de Física e sua interface com a Área de Ciências da Natureza do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Auth, M. (2016). Abordagem temática no ensino médio: decorrências na Física e nas Ciências da Natureza / Thematic approach in high school: derivations in nature physics and science. Ensino Em Re-Vista, 22(2), 299-310. https://doi.org/10.14393/10.14393/ER-v22n2a2015-4
Seção
Dossiê ensino de Física/Physics Teaching Dossier

Referências

AUTH, M. et al. Situação de Estudo na área de Ciências do Ensino Médio: rompendo fronteiras disciplinares. p. 253-276. In: MORAES, R; MANCUSO, R. (Org.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004, 304p.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Media e Tecnológica; Parâmetros Curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

_____. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CNE/CEB 2/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 31 de janeiro de 2012, Seção 1, p. 20.

_____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, MEC/LDB, 1996. Disponível em: . FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_____. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ELLWANGER, R. Cronica de Los Tiempos. Buenos Aires, 2002.

GEHLEN, S, AUTH, M. e AULER, D. Contribuições de Freire e Vygotsky no contexto de propostas curriculares para a Educação em Ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol 7, n1, (março-abril), 2008; p.63-85. Disponível em: .

MALDANER, O.A. e ZANON, L.B. Situação de Estudo: uma Organização do Ensino que Extrapola a Formação Disciplinar em Ciências. Espaços da Escola. Ijuí: ano 11, n. 41, p. 45-60, 2001.

_____. Situação de Estudo: uma Organização do Ensino que Extrapola a Formação Disciplinar em Ciências. In: MORAES, Roque & MANCUSO, Ronaldo (Org.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004, 304p.

MALDANER, O. A. Desenvolvimento de Currículo e Formação de Professores de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Cadernos UNIJUÍ – Série Química, n. 5. Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio – Curso de Capacitação de Professores da Área de Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias. Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 2006.

MORIN, E. A Religação dos Saberes: o desafio do século XXI. Trad. Flávia Nascimento. 3º ed. Rio de Janeiro; Bertrand, 2002.

_____. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

_____. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Maria da Conceição de Almeida; Edgard de Assis Carvalho (Orgs.); 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PACHECO, D. A experimentação e o ensino de ciências. Revista Ciência & Ensino, n.2, 1997.

PANSERA DE ARAÚJO, M.C.; AUTH, M.; MALDANER, O. Autoria Compartilhada na Elaboração de um Currículo Inovador em Ciências no Ensino Médio. Revista Contexto & Educação. Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 1986, v.77, Jan-Jun de 2007. p. 241-262.

POZO, J. I. Aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de capacidades no ensino médio. In: COLL, C et al. Psicologia da aprendizagem no ensino médio. Trad. Cristina M. Oliveira. Porto Alegre: Artmed, 2003. p.43-66.

SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. (Orgs.). Química & Sociedade. São Paulo: Nova Geração, 2005.

SCHUNEMANN, S.O. Tudo é questão de escolha. Revista Novolhar, Setembro de 2004. Disponível em: .

VIGOTSKI, L.S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

_____. Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

_____. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.