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  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
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1. ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico Científico dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais, resenhas de livros (últimos dois anos) e traduções. Publica dossiês temáticos, organizados por pesquisadores da áreas temáticas com artigos de especialistas convidados - brasileiros e estrangeiros - e abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação.

2. Os textos serão julgados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas Ad Hoc, que emitirão parecer quanto à publicação, autorizada com a remessa dos originais e a carta de cessão de direitos autorais. Não há pagamento de direitos autorais.

3. Os pareceres de avaliação dos trabalhos serão emitidos com base nos seguintes aspectos: "Modelo de Ficha de Parecer".

4. Em textos de autoria coletiva (máximo três), os autores devem figurar em ordem decrescente de titulação. Pelo menos um dos autores deve necessariamente ter o título de doutorado. A revista não se responsabiliza por conflitos de interesse entre autores, financiadores, patrocinadores e outros eventualmente envolvidos e/ou citados nos textos.

5. A revista informará o(s) autor(es) sobre a publicação ou não de seus artigos. O processo de avaliação dos textos submetidos ao periódico (da submissao até a decisão final) é de aproximadamente 6 meses. O prazo para avaliar e publicar os textos submetidos ao periódicos é de aproximadmaente 1 ano.

6. A redação deve primar pela clareza, brevidade e concisão. O material deve vir devidamente revisado pelo autor. Os textos, assinados, são de inteira responsabilidade do autor.

7. A revista permite-se fazer alterações formais no texto visando à editoração final.

8. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela comissão editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

9. O trabalho pode ser recusado por não se coadunar com a linha editorial e temática da revista.

10. O texto submetido deve conter o nome dos autores, a filiação institucional, a cidade, o estado, o país, o identificador Orcid e o e-mail dos autores. A equipe de avaliação da revista fará a exclusão da identificação dos autores, garantindo a avaliação às cegas por pares.

11. A apresentação dos Artigos deverá seguir a NBR 6022 de agosto 1994 da ABNT (Apresentação de Artigos em publicação periódica).

12. Os artigos devem ter entre 15 e 25 páginas e resenhas entre 5 e 7 páginas. Artigos e resenhas devem apresentar nome(s) completo(s) do(s) autor(s), vínculo acadêmico e profissional e endereços (físico e eletrônico) completos. Título, resumo (entre 100 e 150 palavras) e palavras-chave (máximo cinco) na língua de origem do texto, em inglês e espanhol. Trabalhos que exijam publicação de gráficos, quadros e tabelas ou qualquer tipo de ilustração devem apresentar as respectivas legendas, citando fonte completa e sua posição no texto. Os arquivos devem ser encaminhados no corpo do texto onde se deseja que seja editado.

13. O texto deve ser digitado no template "Estrutura do Texto - Template".

14. A cessão de direitos autorais "Modelo de Cessão de Direitos" deve ser assinada por todos e submetida juntamente com o artigo.

15. A revista recebe textos em qualquer época do ano escritos em português, inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão.

16. Após a aprovação para publicação dos textos originais, o autor deverá enviar a versão integral em inglês para a publicação bilíngue. No caso de originiais redigidos em inglês, a versão integral do texto a ser enviada deverá ser em português.

17. Não será cobrado nenhum valor para a submissão de artigo assim como será publicado gratuitamente, caso seja aprovado.

18. As citações bibliográficas deverão ser de acordo com a NBR 10520 (jul/2001) da ABNT. EXEMPLOS:

   a) citação direta: "..." (FREITAS, 2002, p. 61).

   b) citação indireta: Romanelli (1996, p. 27) consideram...

   c) citação de citação: Ausubel (1977, apud SILVEIRA et al., 2002, p. 139) afirma...

   d) havendo mais de uma referência do mesmo autor no mesmo ano, usar a, b, c, imediatamente após a data (FREIRE, 1996b, p. 132)

   e) havendo mais de dois autores, mencionar o primeiro seguido da expressão "et al."

19. As referências deverão ser de acordo com a NBR 6023 (agos/2000) da ABNT.

EXEMPLOS:

LIVRO: CICILLINI, G. A.; NOGUEIRA, S. V. (org.).Educação escolar: políticas, saberes e práticas escolares. Uberlândia: EDUFU, 2002.

CAPÍTULO DE LIVRO: LEITE, D. Conhecimento social na sala de aula universitária e a autoformação docente. In: MOROSINI, M. C. (org.). Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília, DF: Plano, 2001. p. 53-60.

ARTIGO DE PERIÓDICO: BOLDRIN, L. C. F. Cultura, Sociedade e Currículo - dimensões sócio-culturais do currículo. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 7-25, jul. 1999/jun. 2000.

TRABALHO DE CONGRESSO: RESENDE, M. R.; VIEIRA, V. M. O. A formação do professor de Matemática na modalidade a distância: a aprendizagem em discussão. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPEd, 2010. p. 1-17.

TESE e DISSERTAÇÃO: MARQUES, M. R. A. Um fino tecido de muitos fios... mudança social e reforma educacional em Minas Gerais. 2000. 247 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Gestão da Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba.