Apresentação: Apresentar-se

Main Article Content

Manoel Oriosvaldo de Moura
Elaine Sampaio Araujo

Resumo

Apresentar um dossiê. Eis uma ação que requer presença de algo que representa o que foi vivido. Sim, nosso papel, aqui, é apresentar um conjunto de textos que, no momento, carregam as marcas de uma história iniciada 30 anos atrás. A atividade de ensino se apresentou, pela primeira vez, como Atividade Orientadora de Ensino em Moura (1992) e em Lanner de Moura (1995). Naquele momento, a análise das perspectivas construtivistas, à luz dos pressupostos da teoria histórico-cultural emergente e de uma concepção de matemática como desenvolvimento lógico-histórico de conceitos (CARAÇA,1998), colocavam um problema novo para a organização do ensino, como atividade (LEONTIEV, 1978): como dar visibilidade, nos processos de apropriação de conceitos, como respostas humanas às necessidades que a vida em sociedade e o meio onde elas acontecem oferecem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Moura, M. O. de, & Araujo, E. S. (2020). Apresentação:. Obutchénie: Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 293-309. https://doi.org/10.14393/OBv4n2.a2020-57481
Seção
DOSSIÊ - Atividade Orientadora de Ensino

Referências

ARAUJO, E. S.; MORAES, S. P. G. de. Dos princípios da pesquisa em educação como atividade. In: MOURA, M. O. (org.). Educação escolar e pesquisa na teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Loyola, 2017. p. 47-70.

CARAÇA, B. Conceitos fundamentais da matemática. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 1998.

DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscú: Editorial Progreso, 1988. (Biblioteca de psicología soviética).

HOBSBAWN, E. J. Pessoas extraordinárias: resistência, rebelião e jazz. Paz e Terra: São Paulo, 1999.

LANNER de MOURA, A. R. A medida e a criança pré-escolar.1995. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1995.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

MARX, K. O capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

MOURA, M. O. A construção do signo numérico em situação de ensino. 1992. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, SP, 1992.

MOURA, M. O.; ARAUJO, E.; SERRÃO, M. I. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. 411-430, 2018. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19817.

VYGOTSKI, L.S. Obras escogidas. Visor, Madri, 1995.v. III.