Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Veterinária Notícias <br> <font size="2"> <i>Veterinary News</i></font>?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER, endereço: http://www.VETNOT.FAMEV.UFU.BR

No momento da submissão on line, o autor correspondente deverá enviar um ofício on line, solicitando a submissão do artigo e a sua possível publicação, exclusivamente nesta revista.  Além disso, os autores deverão indicar, no mínimo, três revisores da área.  O ofício deverá ser anexado no momento da submissão, em "documentos suplementares".

Os trabalhos devem ser apresentados sem identificação de autores, inclusive os anexos, fotos e figuras. O artigo será encaminhado a três (03) revisores da área, no menor tempo possível, sem a identificação dos autores e, será considerado aprovado com 02 pareceres favoráveis.

Os originais serão publicados em inglês ou português. A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Veterinária Notícias, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Não serão fornecidas separatas. Os artigos estarão disponíveis para impressão, no formato PDF, no endereço eletrônico da revista. Após a avaliação e aprovação do artigo, a revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

1. Artigos científicos originais - Artigos que apresentem contribuição inteiramente nova ao conhecimento e permitam que outros investigadores, baseados no texto escrito, possam julgar as conclusões, verificar a exatidão das análises e deduções do autor e repetir a investigação se assim o desejarem.

Seções do texto: Título em português, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão ou Resultados e Discussão, Conclusão (opcional), Title, Abstract, Keywords, Referências. Agradecimentos (caso necessário). Os trabalhos não devem exceder a 4000 palavras, incluídos os anexos.

2. Artigos de Revisão - As revisões devem abordar temas de interesse, atuaîs e de relevância técnico-científca. Devem conter: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento, Considerações finais ou Conclusão (opcional), Title, Abstract, Keywords, Referências. Agradecimentos (caso necessário). Os trabalhos não devem exceder a 8000 palavras, incluídos os anexos e as Referências.

3. Relato de caso(s) - Artigos predominantemente clínicos, de alta relevância e atualidade, relatos de achados na área clinica e básica. Devem conter: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Relato do caso (incluindo material e métodos e resultados), Discussão, Conclusão (quando pertinente). Title, Abstract, Keywords, Referências. Agradecimentos (quando houver). Os trabalhos não devem exceder a 2000 palavras, incluídos os anexos.

4. Comunicação - Breve relato ou resultados preliminares de dados de pesquisas originais de grande importância para Medicina Veterinária ou Ciência Animal. O artigo deve conter: Título, palavras chaves, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão (ou Resultados e Discussão) e Conclusão (opcional) e agradecimentos (opcional) e Referências. O título, abstract e palavras chave deve também devem estar em português. O paper não deve exceder 900 palavras.

Apresentação dos Manuscritos Formato:

Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER, endereço: www.vetnot.famev.ufu.br. O texto deve estar gravado em extensão .doc ou .docx.

O tamanho do arquivo deve ser de no máximo 8 MB.

Os metadados deverão ser obrigatoriamente preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição que trabalha, endereço postal, telefone e e-mail.

Os manuscritos deverão seguir as normas vigentes: NBR 6022/2003 (Artigo em publicação periódica científica impressa), NBR 6023/2002 (Referências – Elaboração), NBR 6024/2003 (Numeração progressiva das seções de um documento escrito), NBR 6028/2003 (Resumo), NBR 10520/2002 (Citações em documentos), NBR 14724/2005 (Trabalhos acadêmicos).

NOTA: Recomenda-se a consulta à obra: SILVA, Ângela M. PINHEIRO, Maria S. F. FRANÇA, Maira N. Guia para normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses. 5 ed. rev. atual. Uberlândia: Edufu, 2011.

FORMATAÇÂO DO TEXTO:

A redação deve primar por clareza, brevidade, concisão e na forma impessoal.

O texto deve ser apresentado em .doc ou .docx, A4, em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço em espaço simples, com parte superior, inferior, a 2 cm e direita e esquerda 2,5 cm. As linhas devem ser numeradas à esquerda. Cada parágrafo deve ser recuado 1,25 centímetros.

O texto será escrito cordialmente, com intercalação de tabelas e figuras, já inseridas no texto, em quantidade mínima necessária para a sua compreensão. O tamanho do arquivo deve ser de no máximo 8MB, incluindo tabelas e figuras. Os títulos de cada seção são escritos em negrito, alinhados à esquerda, em letras maiúsculas.

O manuscrito não deverá constar os nomes dos autores, que deverão ser encaminhados em folha separada no item documentos suplementares. Deve conter o nome completo de cada autor seguido por uma numeração sobre escrita que ira identificar a instituição de origem de cada autor. O autor correspondente deve ser identificado com um asterisco ao lado do número que identifica a instituição de origem. Deve constar também o endereço para correspondência, telefone e e-mail do autor principal, como medida de sigilo. Além disso, deve identificar qual a seção o artigo deve ser inserido.

ITENS DO MANUSCRITO:

Título do artigo: O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, Titulo em negrito, centralizado, caixa alta, fonte Times New Roman e tamanho 12. Subtitulo em negrito, caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 11. Após título espaço 1,5. O título também deve estar em inglês.

Resumo: Espaçamento simples, Fonte Times New Roman, tamanho 11. O resumo deve ser informativo e conter de 100 a 300 palavras em parágrafo único, conter apresentação concisa dos pontos relevantes do manuscrito. Deve haver um resumo também na língua portuguesa.

Palavras-chave: As palavras-chave não devem repetir palavras do título, devendo-se incluir o nome científico das espécies estudadas. As palavras devem ser separadas entre si por vírgulas. Os autores devem apresentar de 3 a 6 termos, considerando que um termo pode ser composto de duas ou mais palavras que corresponderem a palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo.

Agradecimentos: Pode ser incluído antes das referências.

O manuscrito deve conter ainda Introdução, Material e Método, Resultados, Discussão e conclusão. Caso haja Equações e fórmulas devem ser apresentadas via recurso do “Microsoft equation”. Nos trabalhos que envolvam animais, humanos e organismos geneticamente modificados deverá constar, obrigatoriamente, o número do protocolo de aprovação da Comissão de Ética na Utilização de Animais e/ou de Biossegurança, quando for o caso.

Figura e Tabelas: Os títulos de tabelas e figuras devem ser apresentados em espaçamento simples e tamanho 11. Tabelas e figuras devem ser classificadas com algarismo arábico. Títulos de figuras devem vir abaixo e o título das tabelas deve estar acima das mesmas. As tabelas devem ser digitadas segundo menu do Editor de texto "Inserir Tabela", em células distintas (não serão aceitas tabelas com valores separados pelo recurso ENTER ou coladas como figura). Usar linhas horizontais na separação dos cabeçalhos e no final da tabela.

Normas para elaboração de figuras:

1. As figuras podem ser feitas em softwares de preferência dos autores (Excel, Sigma Plot, e outros), devendo ser inseridas em formato TIFF ou JPG com resolução mínima de 300 dpi.

2. Os títulos e a escala dos eixos x e y deverão ser em Times New Roman tamanho 9. As linhas dos eixos e demais linhas (e.g., curvas de regressão) deverão ter espessura de 0,3 mm. Todas as informações contidas no interior da figura (e.g., equações, legendas) deverão ser em Times New Roman tamanho 10 ou no mínimo 8. São dispensáveis as bordas, direita e superior, em gráficos.

3. As figuras podem ser constituídas por múltiplos gráficos ou imagens, tanto na horizontal como na vertical, respeitando a largura máxima de 16,0 cm e 8,0 cm, respectivamente. Quando se tratar de figuras com vários gráficos, os mesmos deverão ser identificados por letras (A, B, C, D) em maiúsculo entre parênteses, fonte Times New Roman 11.

 4. Unidades de Medidas: As medidas devem ser padronizadas para unidades do sistema métrico decimal de acordo com o Sistema Internacional de Medidas (SI).

Notas:Notas contidas no artigo devem ser indicadas com um asterisco imediatamente depois da frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente. Excepcionalmente poderão ser adotados números para as notas junto com asteriscos em uma mesma página, e nesse caso as notas com asteriscos antecedem as notas com número, não importando a ordem dessas notas no texto.

Apêndices: Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

REFERÊNCIAS: Referências de livros, teses e resumos em congressos devem ser evitadas.

Usar as normas NBR 6023/2002. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página onde forem citados.

As referencias devem ser incluídas no final do artigo em ordem alfabética. Todos os autores devem ser mencionados na lista de referencias.

Citação dos Autores no Texto: As citações dos autores no texto deverão ser apresentadas de acordo com a NBR 10520 da ABNT da seguinte forma: Até três autores citar todos. Exemplo:

Conforme Nigro (1972) a integração do tecido [...]

Fontes e Moreira (1988) observaram que [...]

Segundo Souza, Silva e Diniz (2002) [...]

Foi indicado por Campbell et al. (1973) o uso reparo de tendões flexores de eqüinos (MOREIRA, 1970; FERNANDES et al., 1972; SCHIVER, 1980).

Conforme o National Research Council (1994)

Modelos de Referências:

TODOS os autores devem ser citados na referência.

a) Livro no todo Autor entidade: COLÉGIO BRASILEIRO DE REPRODUÇÃO ANIMAL. Manual para exame andrológico e avaliação de sêmen animal. 2. ed. Belo Horizonte, 1998. 49p.

Autor pessoal: CARVALHO, F. A. N.; BARBOSA, F. A.; McDOWELL, L. R. Nutrição de bovinos a pasto. Belo Horizonte: Papelform, 2003. 428p.

b) Capítulo de livro com autoria própria GINGERICH, D. A. Pathophysiologic basis for fluid therapy. In: AMSTUTZ, H. E. Bovine medicine & surgery. Santa Barbara: American Veterinary Publication, 1980. cap. 16, p. 805-816.

c) Capítulo de livro sem autoria própria COSBY, P. C. Ética na pesquisa. In: COSBY, P. C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. Tradução de Paula Inez Cunha; Emma Otta. São Paulo: Atlas, 2003. p. 51-79.

d) Artigo de periódico (apresentar os títulos de periódicos por extenso) PAHLAVANI, M. A.; VARGAS, D. A. Action-induced apoptosis in T cell from young and old fisher 344 rats. International Archives of Allergy and Immunology, Basel, v. 22, n. 3, p. 182-189, July 2000.

e) Trabalhos apresentados em eventos (congressos, reuniões, etc.) BRANDÃO, A. C. F.; BARBOSA, G. V. S.; DE MIRANDA, E. C. Programas de luz no desempenho de frangos de corte. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande. Anais... Campo Grande: SBZ, 2004. 1 CD-ROM.

f) Tese, dissertação e monografia RODRIGUES, M. A. M. Resposta imune e modificações morfológicas de vilosidades intestinais de leitões suplementados com probióticos. 2002. 96 f. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2002.

g) Livro on-line PARRISH, T. J. Teaching of the new testament on slavey. New York: J. H. Ladd, 1856. Disponível em: <http:// www.cs.deu/book.html>. Acesso em: 17 set. 1995.

h) Artigo de periódico on-line OLIVEIRA, M. M. N. F. de; TORRES, C. A. A.; VALADARES FILHO, S. C.; SANTOS, A. D. F.; PROPERI, C. P. Uréia para vacas leiteiras no pós-parto: desempenhos produtivo e reprodutivo. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v. 33, n. 2, nov./dez. 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1516-359820040009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 maio 2005. i) Documento disponível exclusivamente em meio eletrônico (internet) SANTOS, M. V.; TOMAZI, T. Produção de leite como fator de risco para ocorrência de mastite. In: MILKPOINT. 2012. Disponível em: <http://www.milkpoint.com.br/mypoint/6239/p_producao_de_leite_como_fator_de_risco_para_ocorrencia_de_mastite_mastite_fatores_de_risco_producao_de_leite_4591.aspx>. Acesso em: 27 set. 2012.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. ÉTICA

    Caso o estudo esteja relacionado com experimentos realizados com os seres humanos e / ou animais, é necessário informar, no texto, se o projeto de pesquisa foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa. Além disso um documento constando o número e o protocolo de aprovação deve ser transferido, no momento da submissão, em "documentos suplementares". Estudos experimentais com animais devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo "Guia para o Cuidado e Uso de Animais de Laboratório" (Institute of Laboratory Animal Resources, da Academia Nacional de Ciências, Washington, DC, 2011) (http://grants.nih.gov/grants/olaw/Guide-for-the-care-and-use-of-laboratory-animals.pdf), eo Princípios Éticos na Experimentação Animal do Colégio Brasileiro de Experimentação animal (COBEA)(http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/218/PRINC%C3%8DPIOS%20%C3%89TICOS%20NA%20EXPERIMENTA%C3%87%C3%83O%20ANIMAL.pdf).

  2. Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) estão ativos.
  3. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor".
  4. O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as “Instruções para autores”, encontradas na seção "Sobre”. A identificação de autoria do manuscrito deve ser removida, clicando em "Propriedades do documento", “Detalhes” “Autores” opção do menu "Arquivo" do MS Word.
 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude desta revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. Autores e Revisores de cada manuscrito serão mantidos em sigilo durante todo o processo.