Foco e Escopo

Veterinária Notícias é uma revista científica eletrônica editada semestralmente em Inglês, Espanhol ou Português pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.

A revista destina-se à publicação de temas relacionados à Medicina Veterinária e à Zootecnia nas áreas de Clínica e cirurgia, inspeção de produtos de origem animal, terapêutica e farmacologia animal,  nutrição e alimentação animal, genética e melhoramento animal, reprodução animal, Etologia e bem estar animal, Epidemiologia e saúde pública, saúde animal e produção animal.

Os trabalhos publicados poderão ser: artigo científico, relato de caso, comunicação e artigo de revisão. Os trabalhos enviados para publicação serão submetidos à aprovação do Conselho Científico, Conselho Editorial e especialistas da área indicados pelo Editor.

Os manuscritos aprovados passam a ser propriedade do periódico. As opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos serão de exclusiva responsabilidade dos autores. A Equipe Editorial se reserva o direito de promover as mudanças de forma necessárias para publicação dos artigos.

A Veterinária Notícias é indexada nos seguintes sistemas de base: AGRIS, AGROBASE, CAB Internactional (Index Veterinarius/Veterinary Bulletin), LATINDEX, OJS, PERIODICA, SEER, CROSS REF, BIREME, Google Scholar

Processo de Avaliação pelos Pares

Antes de submeter um manuscrito a Revista Veterinária Notícias - Veterinary News os autores devem verificar atentamente o item "Instruções aos autores" Serão priorizadas contribuições originais e os artigos em inglês devem ser acompanhadas de declaração de revisão da língua inglesa, feita por especialista na área, a cargo do(s) autor(es). Após submissão on line, os trabalhos serão encaminhados aos editores da revista. Caso os editores considerem o artigo para publicação, os manuscritos aprovados serão encaminhados para três revisores ad hoc. Esse processo será realizado pelo sistema blind review, garantindo sigilo absoluto, tanto para a identidade dos autores como dos revisores. Nas situações em que houver qualquer conflito de interesses, o manuscrito será encaminhado a novos revisores. Para ser publicado, o trabalho deverá receber pareceres favoráveis de pelo menos dois consultores ad hoc. A Equipe Editorial se reserva o direito de promover as mudanças de forma necessárias à publicação do artigo, que passará a ser propriedade da revista.

Após o recebimeto do manuscrito cada revisor tem 15 dias para entregar o manuscrito avaliado.
O retorno aos autores leva aproximadamente de 4 a 12 semanas.

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

INDEXAÇÃO

A Veterinária Noticias é indexada nos seguintes sistemas de base: AGRIS, AGROBASE, CAB Internactional (Index Veterinarius/Veterinary Bulletin), LATINDEX, OJS, PERIODICA, CAPES, Directory of Open Access Journals (DOAJ), BIREME, Google acadêmico (https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&view_op=search_venues&vq=veterin%C3%A1ria+not%C3%ADcias)

ISSN

1983-0777

TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS

Cada autor deve encaminhar via email:vetnot@famev.ufu.br a transferência de direitos autorais após aprovação do artigo.

Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar a Transferência de Direitos Autorais após o artigo ser aceito: 

"Declaro que a Revista Veterinária Notícias passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedado a qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista. Assinaturas do(s) autor(es) Data ___/___/____

ÉTICAS E MÁS PRÁTICAS EM PESQUISAS

A Revista Veterinária Notícias prima pela ética dos autores em suas pesquisas. Para isso, todos os artigos são avaliados por ao menos três revisores da área do tema do manuscrito sem conhecimento prévio da identificação dos autores. Segue um guia sobre Ética na publicação e declaração de más práticas:

1. Publicação e autoria/ Responsabilidade dos autores:

- Os autores devem citar todos os artigos usados no manuscrito.

- Os autores devem citar o apoio financeiro.

- Os autores não devem submeter plágios ou dados fraudulentos. Todos os dados devem ser autênticos. Antes de envio aos pares os artigos passam por um programa de detecção de plágio.

- O manuscrito não pode ser publicado em outro jornal.

- Todos os autores devem ter contribuído no estudo.

- Os autores devem fornecer retrações ou correções de erros solicitadas pelo revisor e / ou editor.

2. Revisões/ Responsabilidade dos revisores:

- Os revisores não devem ter interesses conflitantes com o trabalho avaliado.

- As avaliações dos artigos devem ser objetivas e tratadas de forma confidencial.

3. Responsabilidade dos Editores:

- Os Editores têm completa responsabilidade e autoridade para aceitar ou rejeitar um artigo.

- Os Editores não devem ter nenhum interesse conflitante para aceitar ou rejeitar o artigo. Editores devem ser justos, sem discriminação em razão do gênero, orientação sexual, religião ou crenças políticas, etnia ou origem geográfica dos autores.

- Serão aceitos apenas manuscritos dentro das normas da revista.

- O anonimato dos revisores deve ser preservado.

- O anonimato dos autores durante o processo de avaliação dos manuscritos deve ser preservado.

- Não permitir influência comercial para aceitar o manuscrito. Assim, os artigos serão considerados apenas por mérito acadêmico.

 

4. Ética nas Publicações

- Autores e Editores devem manter a integridade do Registro Acadêmico.

- Se necessário autores e editores devem estar dispostos a publicar correções, esclarecimentos, retratações e desculpas.

- Um Comitê de Ética deve avaliar o projeto antes da realização da pesquisa em caso de pesquisas envolvendo seres humanos ou animais.

- Em casos de haver itens fraudados descobertos após publicação do artigo deve haver uma retratação pública e o artigo é retirado de circulação.

- Em caso de haver interesses conflitantes descobertos após a publicação, deve haver uma retratação pública.

No ofício para submissão do artigo devem ser indicados pelos próprios autores possíveis revisores que poderão ou não ser selecionados de acordo com a avaliação do editor. E também caso o autor ache necessário ele pode indicar nomes de revisores que por algum conflito de interesse venha prejudicar a avaliação de seu manuscrito.

O editor da seção e os revisores da área são pessoas habilitadas para verificar a qualidade dos artigos e sua reprodutibilidade. No entanto, é de responsabilidade do autor a integridade na descrição dos métodos usados e, em caso de plágio, os autores estarão sujeitos às penas cabíveis.

 Caso o estudo esteja relacionado com experimentos realizados com os seres humanos e / ou animais, é necessário informar, no texto, se o projeto de pesquisa foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa. Além disso, um documento constando o número e o protocolo de aprovação deve ser transferido, no momento da submissão, em \"documentos suplementares\". Estudos experimentais com animais devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo \"Guia para o Cuidado e Uso de Animais de Laboratório\" (Institute of Laboratory Animal Resources, da Academia Nacional de Ciências, Washington, DC, 2011) (http://grants.nih.gov/grants/olaw/Guide-for-the-care-and-use-of-laboratory-animals.pdf), eo Princípios Éticos na Experimentação Animal do Colégio Brasileiro de Experimentação animal (COBEA)(http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/218/PRINC%C3%8DPIOS%20%C3%89TICOS%20NA%20EXPERIMENTA%C3%87%C3%83O%20ANIMAL.pdf).

 

TAXA DE PROCESSAMENTO, SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGO

A Revista Veterinária Notícias não cobra taxa de submissão, processamento ou publicação.