Estudo dos mitos e da construção narrativa em J. R. R. Tolkien

  • Emanuelle Garcia Gomes Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Aquino Sylvestre Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Mitos, Fantasia, Literatura

Resumo

O presente artigo visa fazer um pequeno levantamento sobre as referências míticas na construção e corpo narrativo das obras fantásticas mais conhecidas do autor inglês J. R. R. Tolkien. O Silmarillion contém contos que abordam fortemente a mitologia subcriada por ele, numa gama de referências de diversas sociedades e épicos de outrora. Conta com o gênese da Terra-Média e o estabelecimento dos povos que a constitui, passando assim a ser a história mítica de Arda. As menções deste livro se fazem presentes enquanto contos históricos passados de geração em geração nas demais narrativas do autor, como O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Sob este aspecto mítico de suas narrativas, usamos como base, além de autores que estudam Tolkien, o mitólogo Joseph Campbell.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Garcia Gomes, Universidade Federal de Uberlândia
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Tem experiência na área de História, com ênfase nas áreas de História e Literatura, atuando principalmente no estudo da obra de J.R.R. Tolkien. Iniciou Mestrado na Universidade Federal de Uberlândia em 2015, tendo concluído com a defesa da dissertação de título "Fantasia e História: Uma abordagem teórica em J. R. R. Tolkien" em junho de 2017.
Fernanda Aquino Sylvestre, Universidade Federal de Uberlândia

Referências

CAMPBELL, J. & MOYERS, B. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

CARTER, L. O senhor do Senhor dos Anéis: o mundo de Tolkien. Tradução de Alves Calado. Rio de Janeiro: Record, 2003.

ÉARENDEL. In: The Tolkien Wiki Community. Disponível em: http://www.thetolkienwiki.org/wiki.cgi?Mythology/%C9arendel (Acesso em 8 de janeiro de 2018).

GREGGERSEN, G. O senhor dos anéis: da fantasia à ética. Viçosa, MG: Ultimato, 2003.

KYRMSE, R. Explicando Tolkien. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LOPES, R. J. Tolkien, o Filólogo. Revista O Universo Fantástico de Tolkien, Ano 1, número 3, p. 4-5. Camargo & Moraes Editora, 2002?.

SILVA, D. Comparando Tolkien e lendas arturianas. In: Dúvendor: um tributo a Tolkien. 6 jan, 2010. Disponível em:

http://duvendor.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=656%3Acomparando-tolkien-e-lendas-arturianas&catid=63%3Adiego-silva&Itemid=178 (Acesso em Janeiro de 2018).

TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anéis. Tradução: Lenita Maria Rímoli Esteves, Almiro Pisetta. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

TOLKIEN, J. R. R. Sobre Histórias de Fadas. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2010.

WHITE, M. Tolkien: uma biografia. Tradução: Alda Porto. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2002.

Publicado
2018-11-26
Como Citar
GOMES, E. G.; SYLVESTRE, F. A. Estudo dos mitos e da construção narrativa em J. R. R. Tolkien. Téssera, v. 1, n. 1, p. 90-109, 26 nov. 2018.