O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em 'Comentários ao editor'.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos (Times New Roman); emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O trabalho não apresenta nenhuma identificação de sua autoria. As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Revista Téssera aceita para publicação artigos e resenhas inéditos em sua especialidade: estudos relacionados às pesquisas do imaginário, tendo como aporte bibliográfico às reflexões teórico-críticas autores como Carl Gustav Jung, Eleazar Mielietinski, Franco Crespi, Gary Greenberg, J.W. Rogerson, Joseph Campbell, K. K. Ruthven, Mircea Eliade, Gaston Bachelard, Pierre Brunel, Ernest Cassirer, Gilbert Durand, Roger Caillois, Jean Burgos, Jean-Jacques Wunenburger. 

A TÉSSERA informa que todos os trabalhos recebidos passam por uma ferramenta que detecta elementos de plágio.

CONSIDERE AS NORMAS SEGUINTES PARA A APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS


1. A Revista Téssera aceita trabalhos em língua portuguesa, espanhola, francesa, italiana e inglesa, respeitando a norma culta de cada língua. Os textos deverão seguir a formatação indicada na página eletrônica da revista.

2. Quando se tratar de artigo referente a dissertação ou tese, deve vir indicado em nota, bem como se o texto é derivado de algum projeto que recebeu recursos de agência fomentadora. Se o artigo é extrato ou derivado de dissertação ou tese, todas as informações referentes à pesquisa (instituição, data da defesa, título do trabalho) devem figurar em nota do artigo.

3. Não é livre a tradução para outros idiomas de artigos publicados na Revista. A Diretoria deve ser consultada.

4. A submissão de um trabalho à revista implica na cessão de direitos autorais e na concordância com as diretrizes editoriais da Revista Téssera, sabendo, inclusive, que o trabalho deve ser devidamente revisado.

5. Os trabalhos são analisados por pares, sem identificação do autor nem dos pareceristas. Pode haver aprovação com sugestões de alteração. Em caso de pareceres ímpares (aprovado e rejeitado), um terceiro avaliador será convocado, dentro da política de pareceristas da revista (membros ou ad hoc).

6. Caso o trabalho tenha sido aprovado com sugestão de modificações, o(s) autor(es) terão um prazo de 15 (quinze) dias, após a notificação, para retornar o artigo dentro do exigido.

7. O autor não poderá submeter mais de um trabalho por número.

8. A revista aceitará trabalhos com o número máximo de três autores.

9. Cada autor só poderá publicar um artigo por ano na revista.

10. Os organizadores de dossiês deverão redigir uma apresentação consistente em torno do número publicado, não podendo, portanto, publicar artigo no número que organizam.

11. A Revista aceita submissão de textos entre 12 e 20 páginas.

12. Para evitar sugestão de vínculo acadêmico com a UFU, a revista não aceitará mais do que 20% de trabalhos, por número, de professores ou alunos vinculados a seus programas. Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.

13. O processo de submissão à Revista Téssera é EXCLUSIVAMENTE eletrônico, mediante cadastro no site da Revista e informações lá contidas. A partir desse cadastro, com login e senha, todas as tramitações deverão ser feitas eletronicamente, para acompanhamento e nova submissão. O site da Revista é auto-explicativo, basta seguir as orientações lá contidas.

FORMATAÇÃO

As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira:

Tamanho do papel: A4;

Margens: superior e inferior (3cm), direita e esquerda (2,5 cm);

Tipo: Times New Roman;

Texto: corpo 12;

Espaçamento entre linhas: 1,5;

Citações: recuo 4 cm, corpo 11;

Resumo/Abstract: sem recuo, títulos em negrito, corpo 11;

Notas de rodapé: sem recuo, corpo 10; as notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.

ESTRUTURA DO TRABALHO

Os textos devem obedecer à seguinte ordem:

a) Título em negrito, centralizado, seguido da tradução do título para o inglês, em negrito, centralizado;

b) Nome do(s) autor(es) por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita; a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos pareceristas;

c) Filiação científica, em nota de rodapé, puxada por um asterisco, constando a titulação máxima, o nome do instituto ou faculdade a que pertence e o nome da universidade (sigla); também a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação dos pareceristas;

d) Resumo, no idioma do texto (entre 100 e 250 palavras), duas linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento e em espaçamento simples;

e) Palavras-chave (até cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto; 

f) Duas linhas abaixo das palavras-chave, deverão constar o abstract e keywords (ou equivalentes nas outras línguas aceitas), seguindo os mesmos padrões de resumo e palavra-chave.

 g) Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento.

h) Duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas, em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto.

i) Referências bibliográficas: devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, seguido de suas iniciais, atendendo-se aos padrões da NBR 6023:2000 da ABNT.

Abreviaturas: os títulos de periódicos deverão ser abreviados conforme o Current Contents.

Exemplos básicos:

Livros

SILVA, I. A. Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso. São Paulo: EDUNESP, 1995. 276 p.

Capítulo de livros

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 47-66.

Dissertações e teses

 CORRÊA, G. G. As reformas educacionais brasileiras: programas de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.

Artigos de periódicos

CAMPOS, M. M. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p.113-127, jul. 1997.

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

MARIN, A. J. Educação continuada: sair do informalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Águas de São Pedro. Anais. São Paulo: Unesp, 1990. p.114-118.

 Publicação On-line - Internet

TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 de maio 1998. Disponível em http//www.oglobo.com.br. Acesso em 19 maio 1998.

 

i) Citação no texto: o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (BARBOSA, 1980). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: "Morais (1955) assinala…." Quando for necessário especificar página(s), esta(s) deverá (ão) seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (MUMFORD, 1949, p. 513).

Citações de mais de três linhas devem ser inseridas em parágrafo separado, recuo 4, espaçamento simples, corpo 11.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.