Foco e Escopo

A Revista Téssera é uma publicação periódica eletrônica do Grupo de Trabalho Imaginário, Representações literárias e deslocamentos culturais, GT filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística/ANPOLL. É uma revista científica voltada, exclusivamente, para a linha de pesquisa do imaginário, que publicará artigos inéditos com aporte crítico e teórico da crítica do imaginário, nas seções "Dossiê”, "Livre” e "Resenhas" Os trabalhos apresentados à Revista podem vir redigidos em português, francês, espanhol, italiano e inglês, e devem relacionar-se à crítica do imaginário. Todos os trabalhos a serem submetidos para publicação devem apresentar-se devidamente revisados e dentro das normas indicadas. Demandas que não cumprirem as exigências da Revista não serão examinadas.

Ética em Pesquisa (sobre Plágio e Seres Humanos)

Os autores devem zelar pela originalidade do trabalho, uma vez que a revista não admite plágio, autoplágio nem apropriação indébita de fragmentos, ideias. O trabalho submetido deve ser inédito. A revista conta com uma verificação antiplágio. Os artigos, antes de serem encaminhados aos pareceristas, passam por essa ferramenta, mas cabe a você, autor, demonstrar esse zelo.

De igual modo, as pesquisas com seres humanos devem respeitar as leis de Ética: todo artigo que envolver pesquisa com seres humanos deve vir acompanhado de um documento (um parecer) atestando que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP).

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos são analisados por pares, sem identificação do autor nem dos pareceristas. Os avaliadores têm 30 dias para a emissão do parecer. Pode haver aprovação com sugestões de alteração. Em caso de pareceres ímpares (aprovado e rejeitado), um terceiro avaliador será convocado, dentro da política de pareceristas da revista (membros ou ad hoc).

Caso o trabalho tenha sido aprovado com sugestão de modificações, o(s) autor(es) terão um prazo de 15 (quinze) dias, após a notificação, para retornar o artigo dentro do exigido.

Para que ocorra a "avaliação cega”, o texto deve ser enviado sem nehuma identificação, nem de autor nem de filiação institucional.

Periodicidade

A Revista Téssera publicará um número a cada semestre, que será editado sob a responsabilidade do Diretor e do Conselho Editorial. Os dois semestres são alternados em Dossiê e Temática Livre, e ambos são acompanhados por resenha. Todas as publicações são no âmbito das pesquisas do imaginário. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Objetivos

A revista Téssera, sendo veículo de registro e divulgação científica, tem como objetivos:

a) Divulgar pesquisas desenvolvidas no âmbito do GT Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais;
b) Divulgar, em formato de artigo, resultados de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento relacionados à crítica do imaginário;
c) Propor temáticas nacionais e estrangeiras, dentro dos estudos do imaginário, para fortalecer intercâmbios com diferentes instituições.