Saúde pública, urbanização e dengue no Brasil / Public health, urbanizationartigosdengue's fever in Brazil
PDF

Como Citar

MENDONÇA, F. DE A.; SOUZA, A. V.; DUTRA, D. A. Saúde pública, urbanização e dengue no Brasil / Public health, urbanizationartigosdengue’s fever in Brazil. Sociedade & Natureza, v. 21, n. 3, 23 mar. 2010.

Resumo

A dengue, doença tropical, atinge, anualmente, de 50 a 80 milhões de pessoas, em mais de 100 países, incluindo o Brasil, sendo 20 mil, aproximadamente, o número de mortos. Esta doença, cujo controle ainda se faz, sobretudo, através do meio ambiente e do modo de vida, é enfocada no presente texto a partir de uma perspectiva histórico-geográfica. A ênfase do estudo relaciona-se à problemática sócio-ambiental urbana, principalmente das últimas quatro décadas, dessa doença no espaço brasileiro. Nesta perspectiva são envolvidos o clima, a urbanização desorganizada e intensa, e a ineficácia das políticas públicas no controle dos vetores da doença no país.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.