Aplicação de métodos físicos, químicos e biológicos na avaliação da qualidade das águas em áreas de aproveitamento hidroelétrico da bacia do Rio São Tomás, Município de Rio Verde - Goiás / Application methods of physical, chemical and biological evaluation of the quality of water in areas of use hydroelectric basin of Stream São Tomás, Rio Verde - Goiás
PDF

Como Citar

PIMENTA, S. M.; PEÑA, A. P.; GOMES, P. S. Aplicação de métodos físicos, químicos e biológicos na avaliação da qualidade das águas em áreas de aproveitamento hidroelétrico da bacia do Rio São Tomás, Município de Rio Verde - Goiás / Application methods of physical, chemical and biological evaluation of the quality of water in areas of use hydroelectric basin of Stream São Tomás, Rio Verde - Goiás. Sociedade & Natureza, v. 21, n. 3, 23 mar. 2010.

Resumo

O potencial hídrico do país aliado às novas políticas de incentivo a reestruturação do potencial energético estimulam a iniciativa privada para a produção/geração de energia em matrizes alternativas. Inserem-se neste contexto as Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs, empreendimentos com menores custos de implantação e menores impactos socioambientais. Um dos requisitos legais para a implantação destes empreendimentos é a realização de estudos que demonstrem as análises das interações destes com o meio ambiente e as respectivas medidas de controle e mitigação dos impactos ambientais. Para tanto foi realizada a avaliação da qualidade das águas de trechos do rio São Thomaz no município de Rio Verde no sudoeste goiano como parte dos estudos ambientais necessários para a instalação de quatro PCHs, em quatro pontos de aproveitamento hidrelétrico do rio. Buscou-se com esta avaliação delinear o perfil da qualidade da água deste curso de água anteriormente à instalação de empreendimentos de geração de energia elétrica. Para a avaliação foi utilizada a correlação entre diferentes métodos de análises de qualidade: a aplicação do protocolo de avaliação ecológica rápida, avaliação por bioindicadores coletados nos pontos de amostragem, análise físico-química e bacteriológica e a utilização de �?ndice de Qualidade de �?gua - IQA.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.