A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.

Suely Aparecida Gomes Moreira, Maria da Penha Vieira Marçal, Leonardo Moreira Ulhôa

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre a Didática da Geografia escolar, analisando a necessidade
da transposição didática no sentido de facilitar uma conexão entre o saber a ser ensinado, o saber
ensinado e o saber científico. A Geografia escolar tem por função contribuir para a construção de
conhecimentos significativos para a vida das pessoas. As habilidades a serem desenvolvidas nos
educandos, por meio dos conhecimentos geográficos, devem facilitar uma reflexão crítica acerca
da sociedade na qual eles vivem e, principalmente, sobre o espaço que ocupam, visando à
compreensão de como este é (re)organizado cotidianamente. A esse propósito, realizou-se um
estudo bibliográfico acerca das questões relativas à Didática da Geografia escolar, com base nas
teorias sobre os modelos transpositivo e disciplinar, procurando fazer um paralelo entre o
“conhecimento geográfico científico e o “conhecimento geográfico escolar, propostos e
formulados por Yves Chevallard e André Chervel, respectivamente. Dentre os resultados dessa
discussão, verifica-se que o saber a ser ensinado traz em seu bojo a concepção de que a docência
se constrói em uma articulação da competência acadêmica com a competência pedagógica, na
medida em que o saber ensinar exige a compreensão de se saber o que e como ensinar.

Texto completo:

PDF


Revista Sociedade & Natureza. ISSN:1982-4513 Indexadores: DOAJ - Directory of Open Access Journals; REDALYC; SciELO - Scientific Electronic Library Online; Latindex. Para o ano de 2014, a Revista conta com apoio financeiro do CNPq/Brasil - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para as atividades de editoração. Todo o conteúdo de www.sociedadenatureza.ig.ufu.br, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons