As metamorfoses socioespaciais resultantes do incremento da produção de leite: uma análise desta atividade no município de Ituiutaba/MG no período de 1960 a 2013
PDF

Palavras-chave

Expansão
Pecuária leiteira
Transformações
Ituiutaba/MG.

Como Citar

SOUTO, T. S.; BEZZI, M. L. As metamorfoses socioespaciais resultantes do incremento da produção de leite: uma análise desta atividade no município de Ituiutaba/MG no período de 1960 a 2013. Sociedade & Natureza, v. 28, n. 2, 9 nov. 2016.

Resumo

A pecuária leiteira obteve considerável crescimento em Ituiutaba/MG a partir da implantação de uma unidade multinacional processadora de leite no ano de 1974, como também, devido a existência da demanda de outras agroindústrias leiteiras, aumentando a produção de leite em 325.3% no período de 1975 a 2013 (IBGE, 2013). Nesta perspectiva, objetivou-se analisar as transformações socioespaciais resultantes da expansão da produção leiteira em Ituiutaba, no período de 1960 a 2013. Especificamente, buscou-se (a) compreender os entraves referentes ao desenvolvimento deste setor no cenário agropecuário brasileiro; (b) verificar a importância da implantação das unidades industriais processadoras de leite em Ituiutaba para a manutenção e/ou crescimento deste setor produtivo; (c) conhecer a realidade vivenciada pelo produtor leiteiro em Ituiutaba. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida em etapas. Na primeira etapa, fez-se o levantamento bibliográfico. Posteriormente, coletou-se dados secundários da produção agropecuária de Ituiutaba na escala temporal de 1960 a 2013, por meio dos Censos Agrícola de 1960 e Agropecuários de 1970, 1980, 1996 e 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e em demais bancos de dados disponíveis no site do IBGE. A terceira fase relacionou-se ao desenvolvimento do trabalho de campo. Nesta houve a realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Na última etapa, analisou-se e interpretou-se as informações coletadas, resultando a compreensão das transformações procedidas do incremento produtivo leiteiro em Ituiutaba.

PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.