Uma análise de intervenções antrópicas em uma bacia hidrográfica como subsídio ao zoneamento ambiental
PDF

Palavras-chave

Zoneamento Ambiental
Bacia Hidrográfica
Intervenções Antrópicas
Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Como Citar

PEREIRA, T. C. DE F. K.; COLLARES, E. G.; LORANDI, R. Uma análise de intervenções antrópicas em uma bacia hidrográfica como subsídio ao zoneamento ambiental. Sociedade & Natureza, v. 28, n. 2, 9 nov. 2016.

Resumo

A adoção da bacia hidrográfica como unidade de planejamento desencadeou providências em estudos fundamentais para estruturação dos Comitês de Bacias, tendo em vista a carência de informações que pudessem dar suporte técnico e de conhecimento da área de abrangência destes Comitês. Visando a elaboração do Plano Diretor das sub-bacias do Médio Rio Grande utilizou-se do Zoneamento Ambiental como instrumento para realizar o estudo da área. A pesquisa é parte desse projeto de Zoneamento Ambiental intitulado "Grande Minas União pelas Águas" e envolve intervenções antrópicas consolidadas que foram analisadas por limites geográficos. Os dados foram integrados e processados em um sistema de informações geográficas. O produto final resultou em uma Carta com a "Classificação das Unidades Ambientais quanto ao nível de intervenções antrópicas" no Médio Rio Grande, envolvendo as classes: alta relevância, média relevância e baixa relevância. As análises foram realizadas nas 34 macrounidades da área de estudo, que foram fragmentadas em 1607 Unidades Ambientais. Dez macrounidades se destacam com zonas de alta relevância com relação às intervenções antrópicas.

PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.