Análise Geoambiental de uma microbacia hidrográfica no município de Lençóis, Chapada Diamantina (Bahia), Brasil / Geoenvironmental analysis of a small watershed in municipality of Lençóis, Chapada Diamantina (Bahia), Brazil
PDF

Palavras-chave

Campos Rupestres
Geossistemas
Parque Nacional da Chapada Diamantina

Como Citar

MATTOS, J. B.; DE PAULA, F. C. F. Análise Geoambiental de uma microbacia hidrográfica no município de Lençóis, Chapada Diamantina (Bahia), Brasil / Geoenvironmental analysis of a small watershed in municipality of Lençóis, Chapada Diamantina (Bahia), Brazil. Sociedade & Natureza, v. 29, n. 1, 18 maio 2017.

Resumo

Este estudo teve como objetivo o levantamento da fisiografia e do uso do solo na microbacia do Rio Lençóis, com o intuito de constituir um instrumento de gestão dos recursos naturais. Esta microbacia, localiza-se no município de Lençóis, Chapada Diamantina, estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil. As águas drenadas por esta microbacia são destinadas ao abastecimento hídrico da cidade. A metodologia empregada se fundamentou em teorias e métodos geossistêmicos e no uso do geoprocessamento e sensoriamento remoto. Os resultados indicaram que a microbacia do Rio Lençóis é alongada, com uma hidrografia pouco ramificada e esparsa. A tipologia climática é tropical de altitude, e a litologia é predominantemente metassedimentar, com uma geologia estrutural enviesada por falha transcorrente, que controla o canal fluvial principal. A geomorfologia é composta por serras, vales e terraços fluviais, com declividade média de 27,5%. A classe de cobertura vegetal predominante é o campo rupestre. Os níveis de preservação da cobertura vegetal, detectados no mapeamento, fornecem garantias de proteção ao sistema fluvial, resguardando assim, a boa condição natural das unidades geoambientais predominantes. Na interface geossistêmica, a microbacia do Rio Lençóis apresenta características físico-ambientais que sugerem um gerenciamento direcionado para conservação, a fim de garantir o uso equilibrado dos recursos naturais que promova recursos socioeconômicos.
https://doi.org/10.14393/SN-v29n1-2017-6
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.