Da "Cidade-Cyborg" à "Atmosfera-Cyborg": contribuições à análise do espaço e do clima urbanos / From City-Cyborg To Atmosphere-Cyborg: Contributions To The Analysis Of Urban Space And Climate
PDF

Como Citar

SOUZA, R. J.; CATALÃO, I. Da "Cidade-Cyborg" à "Atmosfera-Cyborg": contribuições à análise do espaço e do clima urbanos / From City-Cyborg To Atmosphere-Cyborg: Contributions To The Analysis Of Urban Space And Climate. Sociedade & Natureza, v. 28, n. 2, 9 nov. 2016.

Resumo

Vivemos em cidades que são híbridos socionaturais marcados, por um lado, por processos sociais de produção do espaço vinculados à reprodução do capital e, por outro, por eventos naturais oriundos das dinâmicas próprias de funcionamento do planeta. Nesse sentido, propomos um debate teórico sobre as relações entre a hibridação socionatural da cidade e uma abordagem integradora em climatologia, fundamentados na busca por superar algumas limitações, em termos de teoria e método nesta área, para enfatizar o caráter geográfico nas análises das dinâmicas atmosféricas assim como reforçar o necessário debate ambiental dos processos de produção do espaço urbano. Dessa forma, estruturamos o texto em três partes. Na primeira, apresentamos as fontes teóricas das metáforas "cidade-cyborg" e "atmosfera-cyborg" de que trata o título do artigo. Posteriormente, são introduzidas algumas notas sobre a produção do espaço urbano e os processos de diferenciação socioespacial. Por fim, apresentamos reflexões acerca da abordagem da Geografia do Clima proposta por João Lima Sant'Anna Neto e sua importância para os estudos do clima urbano em sua interface com as questões sociais nas cidades localizadas em países de economia periférica. O artigo é um esforço teórico dos autores, a partir de suas trajetórias de pesquisa e reflexões individuais, de integrar análises a respeito de aspectos da realidade que têm sido tratados de modo relativamente isolado. Palavras-Chave: Urbanização socionatural, cidade-cyborg, relações socioespaciais, Geografia do Clima.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.