Diagnóstico do estado geoambiental da área urbana do município de Cubatão (SP) / Geoenvironmental conditions diagnosis of the urban area of Cubatão, São Paulo, Brazil
PDF

Palavras-chave

Sistema ambiental litorâneo
Geoecologia da paisagem
Estado geoambiental
Planejamento ambiental
Geomorfologia.

Como Citar

PINTON, L. DE G.; CUNHA, C. M. L. DA. Diagnóstico do estado geoambiental da área urbana do município de Cubatão (SP) / Geoenvironmental conditions diagnosis of the urban area of Cubatão, São Paulo, Brazil. Sociedade & Natureza, v. 26, n. 2, 26 ago. 2014.

Resumo

O sistema ambiental litorâneo que envolve a área urbana do município de Cubatão (SP) é caracterizado por elevado nível de degradação ambiental decorrente de organizações espaciais delineadas pelas transformações socioeconômicas seculares. Nesse contexto, surge a necessidade da identificação dos processos degradantes e do nível de degradação das paisagens para o estabelecimento de prognósticos dos problemas ambientais. Assim, o presente artigo teve como objetivo discutir o diagnóstico do estado geoambiental das paisagens da área urbana do município de Cubatão (SP), executado a partir do uso da proposta metodológica da Geoecologia da Paisagem, na escala 1:10.000. A pesquisa teve como respaldo metodológico os princípios que concernem à Teoria Geral dos Sistemas. A análise do diagnóstico, desenvolvida a partir da avaliação de dados representados em documento cartográfico específico, possibilitou a identificação dos principais problemas ambientais existentes no cenário atual, fornecendo subsídios para a ordenação geoambiental da área de estudo.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.