Morfodinâmica das dunas do bairro Boca Sur, zona litorânea da região do Biobío, Chile / Morphodynamics of dunes in the neighborhood Boca Sur, coastal zone of Biobío region, Chile
PDF

Palavras-chave

Dunas
zona costeira
parque urbano
riscos naturais.

Como Citar

COSTA, T.; PEREZ, L. Morfodinâmica das dunas do bairro Boca Sur, zona litorânea da região do Biobío, Chile / Morphodynamics of dunes in the neighborhood Boca Sur, coastal zone of Biobío region, Chile. Sociedade & Natureza, v. 26, n. 2, 26 ago. 2014.

Resumo

O presente artigo apresenta o estudo da morfodinamica das dunas do bairro Boca Sur, área metropolitana de Concepción (AMC), Chile, com objetivo de levantar critérios de uso e ocupação da área na construção de um parque urbano. Foi realizada a caracterização do campo de dunas e área circundante, incluindo seus componentes ambientais e sociais, analise das transformações dos diferentes tipos de usos do solo no processo de ocupação da faixa litorânea dentro de um intervalo de tempo de 33 anos, levantamento dos riscos naturais que sofre a área de estudo e as conseqüências no processo de ocupação da área. Com base nos resultados desse estudo são apontados critérios de uso e ocupação do solo, estabelecendo usos preferentes e restrições à ocupação do campo de dunas, desde o ponto de vista do uso sustentável, considerando seus valores e serviços ambientais, relevantes para uma futura intervenção na área.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.