Mineralogia e química de solo de várzea e suas susceptibilidades no processo de terras caídas na comunidade do Divino Espírito Santo-AM / Mineralogy and Chemistry of the lowland soil and its sensibilities in the process of Lands Falls in community .......
PDF

Palavras-chave

MINERALOGIA
QUÍMICA
TERRAS CAÍDAS

Como Citar

MAGALHÃES, R. C.; MAGALHÃES GOMES, R. C. Mineralogia e química de solo de várzea e suas susceptibilidades no processo de terras caídas na comunidade do Divino Espírito Santo-AM / Mineralogy and Chemistry of the lowland soil and its sensibilities in the process of Lands Falls in community ....... Sociedade & Natureza, v. 25, n. 3, 10 dez. 2013.

Resumo

O estudo sobre os atributos mineralógicos e químicos de solos de várzea geram informações para compor um levantamento atual sobre a susceptibilidade do solo de várzea ao processo de Terras caídas. Com esse objetivo foram estudados cinco perfis as margens do rio Solimões, localizado no Município de Iranduba (AM). As informações obtidas permitiram determinar que o Neossolo Flúvico da área de estudo possui condições favoráveis ao cultivo apresentando uma média de pH 6,2, com altos teores de Ca, Mg, K, P, micronutrientes e zero conteúdo de Al, com elevados teores de C e M.O nas primeiras camadas e um decréscimo em profundidade. Dessa forma, o Neossolo Flúvico foi caracterizado como Tb Eutrófico, apresentando saturação por base acima de 50%, com boa CTC. A mineralogia mostrou-se homogênea em todos os perfis, com predominância dos minerais primários: Quartzo, Albite e Rutilo, com baixas proporções de minerais de argila Muscovita, Caulinita, interestratificado Muscovita-Ilita e Ilita.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.