Dragagem e conflitos ambientais em portos clássicos e modernos: uma revisão / Dredging and environmental conflicts in classic and modern harbors: a revision
PDF

Palavras-chave

Portos. Dragagem portuária. Conflitos ambientais

Como Citar

DE CASTRO, S. M.; DE ALMEIDA, J. R. Dragagem e conflitos ambientais em portos clássicos e modernos: uma revisão / Dredging and environmental conflicts in classic and modern harbors: a revision. Sociedade & Natureza, v. 24, n. 3, 12 dez. 2012.

Resumo

No Brasil, investimentos recentes em projetos de dragagem têm visado à ampliação da eficiência logística dos portos, incluindo obras de dragagem de aprofundamento, recuperação e melhoramento de vias de acesso, sendo imprescindível considerar os impactos positivos e negativos da atividade sobre o meio ambiente. Este trabalho objetiva fazer uma revisão dos principais impactos, tratamentos e usos benéficos dos sedimentos oriundos da obra ou serviço de dragagem portuária, como também os critérios de seleção dos locais para disposição do material dragado, os quais estão no centro de conflitos, pela possibilidade de atingirem ou mesmo eliminarem irreversivelmente ecossistemas aquáticos costeiros. Conflitos ambientais têm sido associados à obra de dragagem em portos clássicos e modernos, destacando a necessidade de uma agenda ambiental portuária que considere essas questões juntamente com grupos relevantes da sociedade no planejamento estratégico de ações para este setor.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.