Produção de serrapilheira em um fragmento de floresta ombrófila mista com sistema de faxinal / Production of litter in a fragment of the florets ombrofila mista with faxinal sistem
PDF

Palavras-chave

Floresta Ombrófila Mista
Faxinal
Serrapilheira
Exposição do solo
Avaliação Sazonal.

Como Citar

ANTONELI, V.; LOPES THOMAZ, E. Produção de serrapilheira em um fragmento de floresta ombrófila mista com sistema de faxinal / Production of litter in a fragment of the florets ombrofila mista with faxinal sistem. Sociedade & Natureza, v. 24, n. 3, 11 dez. 2012.

Resumo

O objetivo deste estudo foi estimar a produção de serrapilheira em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista associado ao Sistema de Faxinal no município de Prudentópolis-PR e a influência dos animais na exposição do solo. As coletas, foram realizadas por meio da instalação de 8 coletores de 1m², os quais foram monitorados mensalmente durante um ano (maio 2009 à abril de 2010). As amostras coletadas foram secadas e separadas em categorias (frações) de folhas, galhos e miscelâneas (flores, frutos, sementes e pequenos pedaços de casca de árvores e inseto morto). Destaca-se, que o sistema de Faxinal é um sistema silvopastoril característico da Região Centro-Sul do Estado do Paraná, onde há consórcio entre criação extensiva de animais em áreas comunitárias, extração florestal dentro do criadouro comum. Há um fluxo contínuo de animais neste sistema, onde são criados soltos (sem restrições de propriedades). Concluí-se que alguns meses foram identificados como maiores produtores de serrapilheira como é o caso do mês de outubro. A produção média de serrapilheira foi 6,097 t/ha. Os animais influenciam de forma efetiva na exposição do solo em áreas de faxinal.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.