O Processo de Construção da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD

Palavras-chave: Imigração Internacional, Refugiados, CSVM, ACNUR

Resumo

Visando uma maior atuação acadêmica no atendimento, mapeamento e integração dos migrantes, assim como um aprofundamento nos estudos das questões migratórias, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) vem há mais de 17 anos implementando a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), em cooperações técnico-científica com centros universitários do país e com o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE). No Mato Grosso do Sul, a única universidade que mantém tal parceria é a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tendo essa história se iniciado com um projeto de pesquisa sobre migração e refúgio e que, atualmente, atende demandas de centenas de migrantes em Dourados e região, englobando vários projetos de distintas áreas de atuação dentro do ambiente acadêmico. Denota-se que a Cátedra está vinculada à Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR), de modo que o tema se mostra pertinente à ambos os cursos, atraindo acadêmicos e professores que se envolveram e contribuíram para a expansão do projeto. O artigo busca apresentar a história da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFGD, revisitando fatos e eventos que marcaram a criação e expansão do projeto na região, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando o método indutivo e abordagem histórica da questão dentro da UFGD. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Silva da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande -MS. Doutor em Ciência Política pela UFRGS (2013). Mestre em Direito pela UFSC (1998). Bacharel em Direito pela UFRGS. 

Julia Stefanello Pires, Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR

Doutoranda em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Mestra em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pós-Graduanda em Direito Constitucional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Bacharela em Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tendo cursado um semestre na Universidad de Léon (ULE), na Espanha pelo programa de Mobilidade Acadêmica (AMICUS). Professora na Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC/PR). Colaboradora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) vinculada a Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD. 

Publicado
2020-12-08