Teoria do Estado e Globalização: Pesquisa em movimento para a crítica da dogmática

  • Marcus Vinicius Araújo Batista de Matos União das Faculdades Metropolitanas de Maringá (UNIFAMMA)
  • Priscila Vieira e Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Palavras-chave: Teoria do Estado. Estado Nação. Globalização. Ensino Jurídico.

Resumo

Este artigo trata das formas de compreensão, noções e conceitos utilizados para o conhecimento do Estado no ensino do Direito no Brasil, observados na obra de autores e textos doutrinários tradicionais na disciplina Teoria Geral do Estado (Ciência Política), como descrita pelo Ministério de Educação -MEC. A partir de problemas apontados na formação acadêmica do estudante de Direito, aborda consequências da adoção acrítica de "conceitos zumbis", carregados de conteúdos ideológicos e centrados em concepções de Estado e "instituições-casca" inadequadas à realidade das transformações ocorridas no Estado, durante o século XXI. Propõe uma revisão metodológica da Teoria do Estado a partir da crítica do nacionalismo metodológico e da perspectiva do Estado-nação, conforme abordagens de Ulrich Beck e Anthony Giddens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Araújo Batista de Matos, União das Faculdades Metropolitanas de Maringá (UNIFAMMA)
Mestre em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGD/UFRJ (2011), na linha de pesquisa Sociedade, Direitos Humanos e Arte. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2007). Atualmente é professor de Direito Constitucional e Direito Administrativo na União das Faculdades Metropolitanas de Maringá - UNIFAMMA.
Priscila Vieira e Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Possui graduação em Comunicação Social - habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é assessoria de comunicação da Rede FALE, colaborador do Instituto de Estudos da Religião e colaborador do Instituto de Estudos da Religião. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura contemporânea, novas tecnologias, comunicação, mídia e religião e globalização.
Publicado
2013-07-16