Educação em tempo integral no Brasil: rupturas, avanços, permanências e desafios de uma política pública no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n3a2019-52565

Palavras-chave:

Educação em Tempo Integral, Política Pública Educacional, Contexto Escolar

Resumo

Na presente entrevista, por meio do diálogo estabelecido com uma professora engajada na  luta em defesa da educação pública, propõe-se a fazer uma análise a respeito da educação integral em tempo integral. Para tal abordou-se alguns dos principais aspectos que influenciam na implementação e desenvolvimento dessa política no contexto escolar brasileiro. As reflexões contribuem para fomentar a crítica em torno de concepções vigentes, da estrutura, da legislação, ressaltando-se rupturas, avanços e lacunas que ainda persistem. O balanço analítico em torno da experiência dos Ciep, no Rio de Janeiro nas décadas de 1980/1990, coloca em discussão os limites e desafios dessa política e ao mesmo tempo resgata-a enquanto possibilidade de melhoria do ensino público promovendo maior igualdade educacional visto que permite ampliar as experiências formativas dos alunos, sobretudo das camadas populares.  

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Publicado

2020-02-05

Edição

Seção

Entrevista / Dossiê

Como Citar

SOUZA, Ediléia Alves Mendes; MUÑOZ PALAFOX, Gabriel Humberto; SILVA, Maria Vieira; FRANÇA, Robson Luiz de. Educação em tempo integral no Brasil: rupturas, avanços, permanências e desafios de uma política pública no contexto escolar. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 307–318, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v8n3a2019-52565. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/52565. Acesso em: 24 jun. 2025.