A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O PROEJA: POR UMA ANÁLISE ESCOLAR

  • Cristiana Barcelos da Silva Secretaria Municipal de Educação de Campo dos Goytac

Resumo

 Resumo: Objetivou-se, com esta pesquisa, compreender as representações sociais dos docentes que atuavam em uma instituição federal pública, localizada no interior norte do estado do Rio de Janeiro, sobre a proposta de Educação para Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (PROEJA). Em um primeiro momento, foi feita uma reflexão histórica sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, bem como acerca das políticas para essa modalidade. Em seguida, fez-se referência ao PROEJA e, por último, foram analisados os dados obtidos por meio da aplicação de um instrumento de geração de dados, a fim de alcançar o objetivo da pesquisa.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional. Representação Social.

 SOCIAL REPRESENTATION THEORY AND THE PROEJA: FOR A SCHOOL EXAMINATION

Abstract: The objective of this research, understand the social representations of teachers who

worked in a federal public institution, located in the northern interior of the state of Rio de Janeiro, on the proposal of Education Youth and Adult Integrated Vocational Education (PROEJA). At first, a historical reflection on the Education of Youth and Adults (EJA) was made in Brazil, as well as policies for this modality. Then he made a reference to PROEJA and lastly, the data obtained through the application of a tool for generating data, were analyzed in order to achieve the research objective.

Keywords: Youth and Adult Education. Vocational Education. Social Representation.

 LA THEORIE DE LA REPRESENTATION SOCIALE ET L' PROEJA : POUR UN EXAMEN DE L'ECOLE

Résumé: L'objectif de cette recherche, comprendre les représentations sociales des enseignants qui ont travaillé dans un établissement public fédéral, situé à l'intérieur du nord de l'État de Rio de Janeiro, sur la proposition de l'éducation de la jeunesse et des adultes intégré formation professionnelle (PROEJA). Dans un premier temps, une réflexion historique sur l'éducation des adolescents et adultes (EJA) a été faite au Brésil, ainsi que des politiques pour cette modalité. Puis il a fait référence à PROEJA et enfin, les données obtenues par l'application d'un outil pour générer des données, ont été analysés dans le but d'atteindre l'objectif de la recherche.

Mots-clés: Jeunesse et Éducation des Adultes. La Formation Professionnelle. La Représentation

Sociale.

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Biografia do Autor

Cristiana Barcelos da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Campo dos Goytac
Graduação em Pedagogia, Pós-graduação lato sensu em Educação Profissional e Mestrado em Cognição e
Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. E-mail: cristianabarcelos@yahoo.
com.br.
Publicado
2016-05-30
Como Citar
da Silva, C. B. (2016). A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O PROEJA: POR UMA ANÁLISE ESCOLAR. Revista Educação E Políticas Em Debate, 4(2). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34561
Seção
Artigos