GÊNEROS E SEXUALIDADES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À HOMOFOBIA

  • Deise Azevedo Longaray Universidade Federal do Rio Grande
  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

Resumo: O artigo tem como proposta problematizar a produção das subjetividades lésbicas, gays, travestis e transexuais e discutir sobre algumas propostas pedagógicas de enfrentamento à homofobia na escola. O texto foi produzido a partir dos pressupostos teóricos da perspectiva foucaultiana e da teoria Queer.Discorremos sobre o entendimento de norma, anormalidade e normalidade, e discutimos sobre alguns espaços educativos que constituem os sujeitos LGBT, como a escola, a família, a mídia e as instituições religiosas.Apresentamos algumas estratégias de discussão da homofobia no espaço escolar, enfatizando a importância da produção de materiais didático-pedagógicos que contribuam para a minimização do preconceito no ambiente escolar e acadêmico.

Palavras-chave: Espaços Educativos. Subjetividades. Homofobia.

 GENDERS AND SEXUALITIES IN EDUCATIVE SPACES: STRATEGIES TO COPE WITH HOMOFOBIA

Abstract: This article aims to problematize the production of lesbians, gays, transvestites and

transsexuals subjectivities and discuss about some pedagogical propositions of coping with homophobia at school. The text was produced based on theoretical assumptions from the foucauldian perspective and from the Queer theory. We discussed about the understanding of standard, abnormality and normality and debated about some educational spaces that constitute LGBT subjects, such as the school, the family, the media and the religious institutions. We presented some discussion strategies of homofobia in the scholastic space, emphasizing the importance of the production of didactic-pedagogical resources that contribute to the minimization of prejudice the in scholastic and academic environments.

Keywords: Educational Spaces. Subjectivities.Homophobia.

 GENRES ET SEXUALITES DANS LES ESPACES EDUCATIFS: STRATEGIES D'AFFRONTEMENT DE L'HOMOPHOBIE

Résumé: Cetarticle se propose de problématiserlaproductiondessubjectivitéslesbiennes, gays, travestis et transexuellesainsi que de discutercertainespropositionspédagogiques d'affrontement de l'homophobie à l'école. Cetexte a étéproduit à partir desprésuposésthéoriques de Michel Foucault et de lathéorieQueer. Nousdiscuteronslesquestions de normalitée (normal vsl'anormal) à partir de certains espaces éducatifsfréquentés par dessujets LGBT tel que l'école, lafamille, les médias et lesinstituitionsreligieuses. Nousprésenteronsenfinquelquesstratégies de discussion de l'homophobiedansl'espacescol airemettantl'accentsurl'importance de laproduction de matérielsdidactico-pédagogiquescontribuant à minimiserlepréjugédansl'environnementscolaire et académique.

Mots-clés: Espaces Éducatifs. Subjectivités. Homophobie.

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Biografia do Autor

Deise Azevedo Longaray, Universidade Federal do Rio Grande
Doutora em Educação em Ciências.
Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande
Doutora em Ciências Biológicas. Professora Associada IV do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio
Grande
Publicado
2016-05-30
Como Citar
Longaray, D. A., & Ribeiro, P. R. C. (2016). GÊNEROS E SEXUALIDADES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À HOMOFOBIA. Revista Educação E Políticas Em Debate, 4(2). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34557
Seção
Artigos