PRÁTICAS PEDAGOGICAS DE PROFESSORA TRANS: GENERO E SEXUALIDADES COMO ABORDAGEM POL͍TICO-IDENTITÁRIA NO COTIDIANO ESCOLAR

  • Neil Franco Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Graça Aparecida Cicillini Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Resumo:Este artigo tem como propósito contextualizar o posicionamento de professoras transem suas práticas pedagógicas, no sentido de identificar a escola como local de direito e de pertencimento daqueles/ as que ultrapassam, transitam e/ou permanecem nas fronteiras do gênero e das sexualidades. Caracterizamos tal posicionamento como indícios de manifestações de uma abordagem político-identitária no cotidiano escolar. Verificamos, nessas manifestações, o desencadeamento de processos de subversão e de abalo de valores, normas e crenças. Na verdade, formas de resistências, intencionais ou não, que desencadearam possibilidades de estruturação de novas formas de ensino e aprendizagem no que se refere à discussão sobre gênero e sexualidades.

Palavras-chave: Professoras trans. Educação. Homofobia.Transfobia.Teoriaqueer.

 PEDAGOGICAL PRACTICES OF TRANS TEACHER: GENDER AND SEXUALITY AS A POLITICAL-IDENTITARY APPROACH IN EVERYDAY SCHOOL LIFE

Abstract:This article aims to contextualize the positioning of trans teachers in their teaching practices to identify the school as a place of right and belonging of those who cross, transit and/or remain in the boundaries of gender and sexuality. We characterize this positioning as an evidence of manifestations of a political-identitary approach in everyday school life. We verified in these manifestations the triggering of subversion processes and disturbance of values, norms and beliefs. In fact, forms of resistance, intentional or not, that triggered possibilities of structuring new forms of teaching and learning in relation to the discussion of gender and sexuality.

Keywords: Trans teachers. Education.Homophobia.Transphobia. Queer theory.

 LES PRATIQUES PEDAGOGIQUES DE L'ENSEIGNANT TRANS: LE SEXE ET LA SEXUALITECOMME UNE APPROCHE POLITIQUE-IDENTITE DANS LA VIE QUOTIDIENNE DE L'ECOLE

Résumé:Cet article vise à contextualiser le positionnement des enseignants trans dansleurspratiquesd' enseignement pour identifier l'écolecomme un lieu de droit et d'appartenance de ceux qui de traversent, transitent et/ou de restentdans les limites du genre et de la sexualité. Nous caractérisonscette position commeunepreuve de manifestations d'uneapprochepolitique-identitairedans la vie quotidienne de l'école. Nous avonsvérifiédansces manifestations le déclenchement du processus de subversion et la perturbation des valeurs, des normes et des croyances. En fait, des formes de résistance, intentionnelleou non, qui ontdéclenchépossibilités de structuration de nouvellesformesd'enseignementetd'apprentissa

ge par rapport à la discussion sur le genre et la sexualité.

Mots-clés: Enseignants trans. Éducation. L'homophobie. Transphobie. La théorie queer.

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Biografia do Autor

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Ginástica e Arte Corporal da Faculdade de Educação Física e Desportos/UFJF. E-mail: neilfranco01@gmail.co
Graça Aparecida Cicillini, Universidade Federal de Uberlândia
Doutora em Educação. Professora Associada IV da Faculdade de Educação/UFU. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFU. E-mail: gacicillini@gmail.com
Publicado
2016-05-30
Como Citar
Franco, N., & Cicillini, G. A. (2016). PRÁTICAS PEDAGOGICAS DE PROFESSORA TRANS: GENERO E SEXUALIDADES COMO ABORDAGEM POL͍TICO-IDENTITÁRIA NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Educação E Políticas Em Debate, 4(2). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34553
Seção
Artigos