A EDUCAÇÃO NO HOSPITAL: UM DIREITO À VIDA

Autores

  • Rejane de Souza Fontes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n1a2015-31328

Resumo

Este artigo busca discutir o direito da criança a receber um atendimento educacional especializado durante seu processo de internação dentro de uma instituição até então desconhecida: o hospital. Pretende, ainda, apontar o papel da educação para a saúde da criança hospitalizada. Conclui-se que a educação possibilita a criança repensar sua vida e conhecer o espaço hospitalar onde se encontra, através de uma escuta pedagógica sensível que colabora para o resgate da subjetividade e da autoestima infantis. Observamos que são grandes as possibilidades de atuação do professor no hospital, no entanto, também é grande o desafio de construir uma prática educativa diferenciada da que ocorre na instituição escolar, requerendo princípios específicos para um trabalho pedagógico em hospital.

Biografia do Autor

  • Rejane de Souza Fontes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: rejanefontes@ibest.com.br.

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Publicado

2015-08-19

Edição

Seção

Dossiê Políticas de Educação Escolar em Contextos Hospitalares

Como Citar

DE SOUZA FONTES, Rejane. A EDUCAÇÃO NO HOSPITAL: UM DIREITO À VIDA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v4n1a2015-31328. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/31328. Acesso em: 25 maio. 2025.