TARJETA-NOT-CIA

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Chamada de artigos para dossiê: "Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior (IES): em debate o acesso e a equidade".

Publicação: v.11, nº. 1, 2022
Recebimento dos textos: até 30 de  novembro de 2021

Organizadoras: Profª. Drª. Viviane Prado Buiatti (IPUFU) e Profª. Drª. Debora Cristina Jeffrey (UNICAMP) 

Ementa:  A Política de Ações Afirmativas no Ensino Superior tem representado um marco político que institucionaliza o direito à educação, princípio fundamental destacado na Constituição de 1988, especialmente entre os segmentos da população historicamente excluídos do processo educacional: população negra, indígena e pessoas com deficiência.  A Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) dispõe sobre o ingresso nas Universidades Federais e nas Instituições Federais de Ensino Técnico de Nível Médio  e a Lei nº 13.409/2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnicos de nível médio e superior das instituições federais de ensino têm assegurado as ações afirmativas no âmbito das IES. Com base nesse marco legal e normativo, as universidades enfrentam o desafio de organizar e de estabelecer diretrizes para a efetivação de políticas de ações afirmativas integradas às políticas públicas nacionais com destaque às cotas étnico-raciais, às comissões de heteroidentificação destinadas aos candidatos(as) autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as), indígenas, às comissões de validação das condições de pessoas com deficiência, aos projetos de permanência e ao desempenho estudantil. Neste contexto, o Dossiê “Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior (IES): em debate o acesso e a equidade” reunirá manuscritos da seção “Artigos, Ensaio Teórico e Relato de Experiência”, envolvendo a temática com o objeto de: a) abordar as políticas de cotas étnico-raciais e de pessoas com deficiência; b) promover o debate acerca das políticas de ações afirmativas e as possibilidades de promoção da diversidade e da inclusão no Ensino Superior. 

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Chamada de artigos para dossiê: “Estado neoliberal e retrocessos democráticos nas políticas públicas de educação”
Publicação: v.11, nº. 2, 2022
Recebimento dos textos: até 30 de janeiro de 2022
Organização: editores da revista.

Ementa: A sociedade contemporânea tem presenciado o acirramento da lógica privatista no setor público e o redesenho do papel do Estado como provedor de direitos sociais, ocasionando colapsos na cidadania e na democracia. Tendo como referência o direito à educação como elemento constituinte e constitutivo de uma sociedade democrática e da justiça social, o presente Dossiê “Estado neoliberal e retrocessos democráticos nas políticas públicas de educação” tem como objetivo reunir manuscritos para a seção “Artigos, Ensaio Teórico e Relato de Experiência”, que abordem temas concernentes à “Gestão, democracia e qualidade na/da educação básica” e ao “Estado e o direito à educação básica de qualidade”. O dossiê será organizado a partir de submissões espontâneas na Revista e por meio de convites aos(às) participantes do X Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente – Estado neoliberal e retrocessos democráticos, realizado no período de 21 a 23 de setembro de 2021. O referido evento teve como objetivo provocar indagações, críticas e proposições para uma resistência contínua ao ataque aos direitos sociais, contando com a participação expressiva de autores de diferentes regiões do país.

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Novo Indexador:

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A Revista Educação e Políticas em Debate tem a grata satisfação de informar aos leitores e seus colaboradores a aprovação da REPOD em um novo indexador, o Directory of Research Journals Indexing (DRJI). O DRJI tem como objetivo aumentar a visibilidade e a facilidade de uso de periódicos científicos e acadêmicos de acesso aberto, promovendo, assim, seu maior uso e impacto.

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Dossiê: Direito à educação básica e superior em tempos de pandemia – políticas de permanência e qualidade

 

Publicação: v.10, nº. 3 (2021)

Recebimento dos textos: ATENÇÃO DATA PRORROGADA - até 15 de JULHO de 2021 

Organizadoras: Profa. Dra. Klivia de Cássia Silva Nunes

                              Profa. Dra. Valéria Moreira Rezende

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Novo Indexador:ERIH-PLUS

Compartilhamos com os/as leitores/as, autores/as e comunidade em geral o recente aceite da Revista Educação e Políticas em Debate no ERIH PLUS que é um importante indexador de periódico acadêmico para a sociedade HSS (Humanities and Social Sciences) na Europa. O ERIH PLUS permite a busca de artigos em uma base de dados de mais de 10.000 periódicos em detalhes, integrando informações importantes como, por exemplo, status de acesso aberto.

 

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Novo Indexador:  DOAJ

Em ritmo de comemoração dos 10 anos da REPOD, temos a grata satisfação de comunicar que ela foi indexada na base de dados do Directory of Open Acess Journals (DOAJ), um dos mais abrangentes diretórios de revistas científicas mundial em termos de idiomas, localizações geográficas e campos científicos. Mais uma conquista que se soma aos esforços de aprimoramento da Revista.

O DOAJ é um serviço que indexa periódicos de alta qualidade, que seguem a avaliação por pares. Ele tem o objetivo de aumentar a visibilidade e facilitar o acesso às revistas científicas e acadêmicas abertas (que não cobram taxas de consulta e/ou publicação), possibilitando mais acesso, utilização e abrangência da produção científica em todo o mundo.

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Dossiê: Diálogos sobre Alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar

 

Publicação: v.10, nº. 2 (2021)

Recebimento dos textos: até 31 de março de 2021

Organizadoras: Profa. Dra. Fernanda Duarte Araújo Silva

                              Profa. Dra. Glaucia Signorelli

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Novo Indexador: latindex22

Revista REPOD passa a integrar o Catálogo 2.0 do Latindex

Temos a grata satisfação de notificar que a Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD) foi recentemente aprovada e passou a compor o Catálogo 2.0 do Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal, mantido pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), um importante sistema que busca divulgar, tornar acessível e elevar a qualidade das revistas acadêmicas publicadas na região, por meio de trabalhos compartilhados. O Latindex possui dois serviços principais, o diretório (o qual já estávamos indexados) que oferece dados bibliográficos e de contatos das revistas cadastradas e o catálogo 2.0 que é composto por revistas que passaram por critérios de qualidade de acordo com a metodologia Latindex. Assim, esta inclusão no Latindex é fruto das reformulações e melhorias concernentes à ampliação da transparência e das práticas do processo editorial.

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Dossiê: Financiamento da Educação Básica e a política de fundos

 

Submissão de textos: 15 de julho a 18 de outubro/2020

Publicação: v.10, nº. 1 (2021)

Organizadoras: Lucia de Fatima Valente – Faced/UFU

                              Magna França – CE/UFRN

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Dossiê: Política de Avaliação Externa e a Questão da Qualidade da Educação no Brasil
Período de recebimento dos textos: 20 de março a 30 de maio
Publicação: V.9 N. 2 (2020)
Organizadora: Maria Simone Ferraz Pereira

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Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial: concepções, reflexões e pluralidades

Período de recebimento dos textos:  04 de março a 20 de maio DE 2020
Publicação: V.9 N. 3 (2020)
Organizadores:
Prof.Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib
Prof.Dr. Astrogildo Fernandes da Silva Júnior

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