O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Orientações aos colaboradores

Educação e Políticas em Debate aceita para publicação artigos, resenhas, resumos de dissertações e teses, traduções, entrevistas e documentos de entidades. A produção submetida à avaliação da Revista Educação e Políticas em Debate, deverá ser resultante de pesquisas, estudos teóricos, debates polêmicos e experiências, vinculada à área de educação em geral  preferencialmente relacionada ao campo das políticas educacionais, primando pelo rigor, clareza e densidade argumentativa.

1- Os originais devem ser encaminhados pelo sítio: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/about/submissions

2- Solicita-se aos colaboradores que encaminhem os textos com a realização prévia de revisão ortográfica e gramatical, adequados às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

3- Não serão aceitos trabalhos encaminhados concomitantemente para mais de uma revista. Artigos publicados em outros países e de relevância para o contexto educacional brasileiro poderão ser traduzidos e publicados a partir de indicação do Comitê Editorial.

4- Solicita-se a preservação total do anonimato do autor. Para tanto, recomendamos a observância de trechos que possam identificar a autoria, os quais deverão ser serem suprimidos do corpo do artigo.

5- Os trabalhos poderão ser redigidos em português, francês ou inglês. Os trabalhos deverão apresentar versão inglês e francês para título, resumo e palavras-chave. No caso dos artigos redigidos em inglês e francês, o resumo deverá ser redigido também em português.

6- Os originais deverão ser redigidos em processador de texto Word for Windows, em Bell MT, tamanho 12, espaço 1,5, em folha formato A4. O volume de texto, no formato de artigo, deverá conter entre 30.000 a 45.000 caracteres, com espaços, mediante a seguinte estrutura:

  1. a) Página de rosto onde conste título e autor(es) – titulação e instituição de origem e endereço para contato (postal e e-mail). Esta identificação deverá ser encaminhada de forma separada ao texto;
  2. b) Título do texto, Resumo e Palavras-chave em inglês e francês.
  3. c) Resumo e palavras-chave - o resumo deve ser elaborado considerando o seguinte formato: tamanho: entre 600 e 800 caracteres incluindo os espaços; palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser de no máximo cinco (05).
  4. d) Corpo do texto, sem identificação autoral;
  5. e) Referências bibliográficas, segundo a NBR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As referências devem ser ordenadas alfabeticamente.

7- GRÁFICOS – os gráficos devem ser apresentados no corpo do texto com legenda e também anexados como documento suplementar em arquivo separado. Aceitam-se os de planilhas compatíveis com o “Microsoft Excel” (.xls);

8- FOTOS – as fotos devem ser apresentadas preferencialmente em cores, impressas no corpo do texto com legenda e também anexadas como documento suplementar em arquivo separado. Pede-se extensão JPEG ou PNG com resolução de, no mínimo, 300 dpi;

9- CITAÇÕES: As citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, ano a, p. xx).

10- NOTAS DE RODAPÉ – as notas deverão ser apresentadas ao final das páginas, em tamanho 10. Sugere-se textos sucintos (máximo 500 caracteres, considerando-se os espaços), em caráter explicativo e sem referências bibliográficas;

11- SUGESTÕES PARA UTILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE ACORDO COM OS EXEMPLOS UTILIZADOS PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (NBR 10520)

Um autor

Indica(m)-se o(s) autor(es) pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido(s) do(s) prenome(s) e outro(s) sobrenome(s), abreviados ou não.

Exemplo

QUEIRÓZ, E. O crime do Padre Amaro. 25. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000. 277 p.

Dois ou três autores

Quando houverem dois ou três autores, os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço.

Exemplo

ADES, L.; KERBAUY, R. R. Obesidade: realidade e indignações. Psicologia USP, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 197-216, 2002.

Responsabilidade intelectual diferente de autor

Quando houver indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra, em coletâneas de vários autores, a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, seguida pela abreviatura singular do mesmo, (organizador, coordenador, editor etc.), entre parênteses.

Exemplo

BARTUCCI, G. (Org.). Psicanálise, literatura e estéticas de subjetivação. Rio de Janeiro: Imago, 2001. 408 p.

OLIVEIRA, V. B.; BOSSA, N. A. (Org.). Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos. Petrópolis: Vozes, 1996. 182 p.

Autoria cooperativa

As obras de responsabilidade de entidades coletivas (órgão governamentais, empresas, associações, congressos, seminários, etc.) têm entrada pelo seu próprio nome, por extenso em caixa alta considerando a subordinação hierárquica quando houver.

Exemplo

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referência – elaboração. Rio de Janeiro, 2000.

Livro no todo

SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Nº de páginas ou volume. (Coleção ou série)

Exemplo

AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A. Mania de bater: a punição corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2001. 386 p.

Dissertação ou Tese

SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Data de defesa. Total de folhas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) - Instituição onde a Tese ou Dissertação foi defendida. Local e data de   defesa. Descrição física do suporte

Exemplo

FANTUCCI, I. Contribuição do alerta, da atenção, da intenção e da expectativa temporal para o desempenho de humanos em tarefas de tempo de reação. 2001. 130 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2001.

Folheto

SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título do folheto: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação, data de publicação, total de páginas.

Exemplo

IBICT. Manual de normas de editoração do IBICT. 2. ed. Brasília, DF, 1993, 41 p.

Capítulo de livro

SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO (tipo de participação do autor na obra, Org(s), Ed(s) etc. se houver). Título do livro: subtítulo do livro  (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação. paginação referente ao capítulo.

Exemplo

BANKS-LEITE, L. As questões lingüísticas na obra de Piaget: apontamentos para uma reflexão crítica. In: ________. (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 207-223.

Obs.: O destaque é para o título do livro e não para o título do capítulo. Quando se referencia várias        obras do mesmo autor, substitui-se o nome do autor por um traço equivalente a seis espaços.

Artigo e/ou matéria de periódico

Elementos essenciais: autor(es), título do artigo ou matéria, subtítulo (se houver), título da publicação, local de publicação, título do fascículo, suplemento, número especial (quando houver). Indicação de volume, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo ou matéria, informações de período e data de publicação.

Artigo de periódico

SOBRENOME, PRENOME; SOBRENOME, PRENOME abreviado  abreviado  Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, Local de publicação, volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico.

Exemplo

SANTEIRO, T. V. Criatividade em psicanálise: produção científica internacional (1996-1998). Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 43-59, jul./dez. 2000.

Artigo de jornal

SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do jornal, Local de publicação, pagina, data de publicação do jornal com o mês abreviado.

Exemplo

ADES, C. Os animais também pensam: e têm consciência. Jornal da Tarde, São Paulo, p. 4D, 15 abr. 2001.

Obs.: o destaque é para o nome do jornal.

Artigo em vias de publicação (No prelo)

SOBRENOME, PRENOME(S) abreviado . Título: subtítulo (se houver). Nome da publicação. No prelo

Exemplo

SAMPAIO, M. I. C.; PEIXOTO, M. L. Periódicos brasileiros de psicologia indexados nas bases de dados LILACS e PsycInfo. Boletim de Psicologia. No prelo.

Entrevista/Depoimento

SOBRENOME, PRENOME abreviado do entrevistado. Título: subtítulo (se houver) do artigo: depoiment. [data da publicação do documento]. Local de publicação: nome do documento. Entrevista concedida a fulano de tal.

Exemplo

SILVA, A. A. Mulheres no ataque: depoimento. [9 de junho, 1996]. São Paulo: Revista da Folha de São Paulo. Entrevista concedida a Cristiana Couto.

Trabalho publicado em Anais de Congresso

SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver) In: NOME DO EVENTO, número., ano. Local de realização do evento. Anais... Local de publicação dos resumos: Editora, ano. paginação.

Exemplos

AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A. Quando a violência doméstica contra crianças e adolescentes pode ser considerada terror? In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE PREVENCIÓN Y ATENCION DEL MALTRATO INFANTIL, 6., 2001, Buenos Aires. Anais… Buenos Aires, 2001.

Artigo publicado em periódico eletrônico

SOBRENOME, PRENOME(s) abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, local de publicação, volume, número ou fascículo, mês(s) abreviado. ano. <endereço da URL>. Data de acesso:

PAIVA, G. J. Dante Moreira Leite: um pioneiro da psicologia social no Brasil. Psicologia USP, São Paulo, v. 11, n. 2, jul./ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/ >. Acesso em: 12 mar. 2001.

Documentos legislativos

JURISDIÇÃO. (ou cabeçalho da entidade no caso de se tratar de normas), título. Edição. Local: Editora, ano. Total de páginas.

Exemplo

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 1995. 210p.

12- ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RESENHA: Aceita-se  resenhas de de obras clássicas e contemporâneas, bem como teses de doutoramento.  O tamanho do documento deve conter entre 15.000 a 18.000 caracteres com espaço. A resenha deve apresentar uma descrição do conteúdo da obra, elucidando para o leitor os principais pressupostos e fundamentos teórico-metodológicos da mesma bem como possíveis críticas ao enfoque sustentado pelo autor.

13- PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

Os artigos encaminhados à Revista Educação e Políticas em Debate, serão avaliados seguindo os seguintes passos:

Avaliação quanto à forma: Os membros do Comitê Editorial avaliarão a adequação da estrutura do artigo às normas da Revista. Caso o trabalho cumpra os critérios estabelecidos pela política editorial da Revista e pelas suas normas, o mesmo será encaminhado a dois pareceristas, com produção na temática do artigo, para ser avaliado quanto ao mérito. Os nomes dos pareceristas serão mantidos em sigilo e serão divulgados apenas na seção “Expediente” por ocasião do lançamento da Revista. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor com apresentação da exposição de motivos em forma de parecer. Em caso de divergência entre os dois primeiros pareceristas, o artigo será encaminhado a um terceiro parecerista. Os pareceristas recomendarão a sua aceitação, recusa ou poderão sugerir reformulações. Neste caso, o artigo reformulado retornará aos pareceristas para avaliação final, retornando-o ao Comitê Editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.