ISSN: 2238-8346

REPOD - Revista Educação e Políticas em Debate, é uma Revista Eletrônica vinculada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Sua política editorial reconhece a legitimidade do dissenso, da polêmica e da diversidade de concepções e matrizes teóricas como algo próprio e inerente aos espaços democráticos. Destarte, a filosofia, as políticas e práticas da Revista estão ancoradas nos princípios da pluralidade, da liberdade e autonomia intelectual, priorizando os efeitos e contributos de cada produção singular para a produção coletiva das sínteses e novas antíteses. 

  • Periodicidade: Publicação Quadrimestral 
  • Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
  • Fundação: 2011 _ Primeira publicação: 2012
  • E-ISSN: 2238-8346 (versão eletrônica)
  • DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346
  • E-mail: repodufu@gmail.com 
  • Unidade: Faculdade de Educação (FACED) Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Financiamento: Universidade Federal de Uberlândia 
  • Editora: Universidade Federal de Uberlândia 

FOCO E ESCOPO

A Revista Educação e Políticas em Debate – REPOD, tem como objetivo divulgar resultados de pesquisas e experiências inéditas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem científica dos temas. Os conteúdos veiculados destinam-se principalmente a estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de políticas educacionais, mas também aos demais interessados pela área de educação e humanidades em geral.

Atualizado em: 11/08/2021

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

Para as seções:

  1. Artigo, Relato de Experiência e Ensaio teórico
  2. Resenha

Quanto à Forma e à Política de Plagio:

  1. Os manuscritos encaminhados à Revista Educação e Políticas em Debate(REPOD) são recebidos pelo Comitê Editorial, o qual realiza uma análise quanto à adequação ao foco/escopo e às normas técnicas da revista.
  2. Todos os manuscritos submetidos passam por um programa de antiplágio, antes de serem encaminhados aos pareceristas ah doc. Mais informações: verifique sobre POLÍTICA DE IDENTIFICAÇÃO DE PLÁGIO E AUTOPLÁGIO

Quanto ao Mérito:

  1. A REPOD adota o sistema de avaliação anônima, com revisão cega por pares. Caso o manuscrito cumpra os critérios estabelecidos pela política editorial da revista e suas normas, será encaminhado a dois pareceristas ad hocexternos, com produção relacionada à temática, para ser avaliado quanto ao mérito. Os nomes dos pareceristas são mantidos em sigilo e são divulgados apenas na lista anual de pareceristas.
  2. Os pareceristas possuem uma semana (7 dias) para manifestar disponibilidade ou recusa para avaliar o manuscrito e, em caso de aceite, terão três (3) semanas (21 dias) para avaliar e enviar o parecer conforme o formulário (ficha de avaliação) da revista. Caso o avaliador não tenha disponibilidade, os Editores encaminharão o manuscrito para um próximo avaliador, até conseguir dois avaliadores disponíveis.
  3. Os pareceristas poderão recomendar: a aceitação, a recusa ou sugerir reformulações do manuscrito. No caso de aceite com reformulações, o manuscrito retornará aos pareceristas para avaliação final, retornando ao Comitê Editorial.
  4. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o manuscrito é devolvido ao autor com a apresentação da exposição de motivos em forma de parecer editorial e é também arquivado no sistema da REPOD. Em caso de divergência entre os dois primeiros pareceristas, o manuscrito será encaminhado a um terceiro parecerista.
  5. Após a conclusão dos trabalhos dos pareceristas ad hoc, os membros da Comissão Editorial da Revista (para manuscritos de demanda contínua) e os organizadores de dossiê decidirão sobre a pertinência da publicação no periódico e elaborarão um parecer a ser encaminhado ao(à) autor(a) que submeteu o texto, informando-lhe a decisão da referida Comissão.
  6. Caso o manuscrito seja aceito, o(a)(s) autor(a)(es) terá(ão) até 21 dias para enviar, via sistema de submissão da Revista, a versão final do manuscrito com as revisões recomendadas pelos avaliadores. Todo o processo de submissão, avaliação e comunicação dos manuscritos submetidos ocorre pelo sistema eletrônica da Revista (OJS).
  7. Não há possibilidade de recurso quando o manuscrito for recusado ou reprovado para publicação.
  8. No momento do envio da versão final do manuscrito o(a)a autor(a) responsável pela submissão também deverá anexar no sistema os seguintes documentos exigidos:   a) Declaração de Originalidade, de Autoria e de Responsabilidade.   b) Declaração de Revisão de Língua Portuguesa do Manuscrito e dos Resumos de Línguas Estrangeiras (espanhol e inglês) 

     Obs. 1: Casos omissos serão apreciados pelo Comitê Editorial da REPOD.

Atualizado em: 11/08/2021

 

 POLÍTICA DE IDENTIFICAÇÃO DE PLÁGIO E AUTOPLÁGIO  

1- A publicação na revista está condicionada à assinatura do termo de "Declaração de Originalidade, Autoria e de Responsabilidade".
2- A revista adota ferramenta de identificação de possível plágio nos trabalhos submetidos.
3- Diante da identificação de plágio e/ou autoplágio durante o processo editorial, os editores solicitarão esclarecimento ao(à)(s) autor(a)(s)(es) e, quando necessário, notificarão o arquivamento do manuscrito.
4- Na etapa de verificação, será considerado o seguinte:
     i) No caso de livros, capítulos de livros, artigos e textos de divulgação, poderá haver incidência de até 30% de autoplágio, excluindo-se do referido percentual as citações e referências. Caso esse limite seja ultrapassado, o manuscrito será recusado.
     ii) No caso de textos que já estão disponíveis ao acesso público em repositórios de dissertações e teses, será admissível uma incidência de 70% de autoplágio, excluindo-se do referido percentual as citações e referências. Nesse caso, deverá constar uma nota explicativa fazendo a referência à primeira publicação, nota esta que deverá ser incluída no título do trabalho após o processo de avaliação anônima e de revisão dupla cega por pares. Caso esse limite seja ultrapassado, o artigo será recusado. Somente após passar pelo software de antiplágio e atendidas as exigências é que o manuscrito será encaminhado para os(as) avaliadores(as).
5- Caso ocorra a indicação (por um autor, leitor ou outro usuário) de plágio em um manuscrito já publicado na revista, os editores avaliarão tais manifestações. Caso seja confirmado o plágio, o manuscrito será retirado da plataforma da revista e os editores entrarão em contato com o(a)(s) autor(a)(s)(es) que tiveram seus direitos autorais violados, esclarecendo o ocorrido.

Atualizado em: 11/08/2021

POLÍTICA DE ISENÇÃO DE TAXAS

A REPOD não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - Article processing), nem para sua disponibilização aos autores e demais leitores.

Atualizado em: 11/08/2021

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE 

A REPOD disponibiliza gratuitamente o acesso imediato, livre e aberto ao seu conteúdo, o qual os usuários podem acessar, pesquisar, ler, baixar, divulgar, imprimir e/ou utilizá-lo para outros fins, desde que respeitando a legislação nacional dos direitos autorais.

Licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR  

Atualizado em: 11/08/2021

POLÍTICA DE ARQUIVAMENTO E PRESERVAÇÃO

A REPOD usa o sistema LOCKSS (sistema criado pela Universidade de Stanford para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes). O Programa LOCKSS fornece serviços e tecnologias de código aberto para preservação digital e restauração. 

Atualizado em: 11/08/2021

POLÍTICA DE REPOSITÓRIO

A REPOD é indexada no Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim), o qual possui disponibilidade de repositório de acesso aberto e permite o armazenamento no padrão "verde", versões pré-print e pós-print do documento pelo(a) autor(a).

Atualizado em: 11/08/2021

POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS

Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Revista Educação e Políticas em Debate, volume, número, páginas).

Atualizado em: 11/08/2021

POLÍTICA DE DECLARAÇÃO E PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Atualizado em: 11/08/2021

INDEXADORES, BASE DE DADOS E REPOSITÓRIOS