Análise da Variabilidade Espaço-temporal da Topografia do Nível "Médio" do Mar a partir de Dados de Altimetria por Satélites e Estações da Rede Maregráfica Permanente para Geodésia

Palavras-chave: Topografia do Nível “Médio” do Mar, Altimetria por Satélites, Missão CryoSat-2, Rede Maregráfica Permanente para Geodesia.

Resumo

A técnica comumente aplicada para mensurar as variações locais do Nível “Médio” do Mar (NMM) e consequentemente da Topografia do Nível “Médio” do Mar (TNMM), têm sido a partir de uma abordagem geodésica, em que marégrafos são instalados na costa oceânica. No entanto, devido as dificuldades na manutenção de longas séries temporais, seja pela falta de recursos financeiros para instalação ou dificuldades técnicas para a instalação de marégrafos ou réguas linimétricas, vê-se como alternativa o emprego de dados por satélites altimétricos (ALTSAT). Diante disso, o presente estudo tem como objetivo propor uma metodologia para analisar as variações mensais da TNMM a partir de dados (ALTSAT) e de maregrafia, para este propósito, foi utilizada a missão CryoSat-2 (CS2) e os dados de maregrafia das estações EMFOR, EMSAL e EMIMB, todas pertencentes à Rede de Monitoramento Permanente para Geodésia (RMPG) no período de fevereiro de 2011 a setembro de 2019.  Os resultados demostraram que a metodologia proposta é viável e pode ser empregada como complemento em dados maregráficos. Numa análise comparativa das variações locais da TNMM, verifica-se, no geral, que houve uma variação mais acentuada nos dados de maregrafia ao serem comparados com a ALTSAT, tal comportamento foi visível em todas as estações utilizadas, exceto em EMIMB, que apresentou maiores variações mensais na técnica de ALTSAT. Apesar do exposto, os resultados foram satisfatórios, explicitando uma discrepância anual entre as técnicas em todas as estações maregráficas na casa dos milímetros.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-06-30
Como Citar
SOUZA, L. M.; FERREIRA, ÍTALO O. Análise da Variabilidade Espaço-temporal da Topografia do Nível "Médio" do Mar a partir de Dados de Altimetria por Satélites e Estações da Rede Maregráfica Permanente para Geodésia. Revista Brasileira de Cartografia, v. 73, n. 3, p. 751-770, 30 jun. 2021.
Seção
Artigos Originais