Modelagem Geométrica de Fachadas usando Nuvens de Pontos LiDAR

Palavras-chave: Modelagem de Edificações, Modelagem de fachadas, Modelagem de Telhados, LiDAR, Segmentação de nuvem de pontos

Resumo

LiDAR se mostrou valioso na análise do meio urbano, pois permite a captura de informações tridimensionais para detectar e modelar edifícios. O desenvolvimento do LiDAR móvel terrestre abriu novas possibilidades para a modelagem 3D em áreas urbanas. Neste artigo é apresentada uma metodologia semiautomática que visa calcular modelos tridimensionais de edifícios a partir de nuvens de pontos obtidas com LiDAR terrestres móveis. Para tanto, a nuvem de pontos é segmentada em blocos de planos uniformes analisando a variação da densidade de pontos ao longo das principais direções da fachada. Isso permite segmentar a nuvem de pontos em regiões planas que posteriormente são combinadas para construir o modelo 3D, mesmo quando a fachada possui diferentes planos paralelos. O principal diferencial da metodologia é a utilização dos histogramas de frequência para segmentar a nuvem de pontos e detectar as bordas da fachada, garantindo economia de tempo em relação aos métodos tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-07-08
Como Citar
SOUSA, L. A. S. E; CENTENO, J. A. S. Modelagem Geométrica de Fachadas usando Nuvens de Pontos LiDAR. Revista Brasileira de Cartografia, v. 73, n. 3, p. 870-884, 8 jul. 2021.
Seção
Artigos Originais