A Impressão 3D no Âmbito das Representações Cartográficas

Palavras-chave: Cartografia 3D, Manufatura Aditiva (AM), Modelagem 3D, Representação 3D, Impressão 3D

Resumo

A tecnologia de impressão 3D vem revolucionando muitas práticas de projeto com a possibilidade de geração de protótipos ou peças perfeitamente funcionais nas mais diversas áreas do conhecimento, tal como a Cartografia. Diferentes tipos de produtos cartográficos confeccionados por esses métodos produtivos podem ser encontrados na literatura. Todavia, ainda pouco é explorada a questão científica de como é este processo de produção cartográfica 3D, tampouco discutida sobre esta nova forma de abordagem de produtos cartográficos tangíveis. Neste sentido, o presente artigo apresenta os conceitos de impressão 3D aplicados à Cartografia e exemplos teórico-conceituais sobre o emprego da modelagem tridimensional aliada à manufatura aditiva na geração de produtos cartográficos. São apresentadas as vantagens da impressão 3D, tais como a visualização, o tempo de produção, uso de diferentes materiais para variados produtos, que antes eram de difícil produção, além da possibilidade de geração de novas formas de representação. São destacados elementos que ainda necessitam de maiores pesquisas, tais como a simbolização, a generalização aplicada aos modelos geométricos tridimensionais, o uso de cores na impressão 3D e de textos e toponímias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan José Salomão Graça, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Professor Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Engenharia Cartográfica. Coordenador do Laboratório de Engenharia Cartográfica (LECAR). Graduado no Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Licenciatura pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Especialista em Análise Ambiental e Gestão do Território pelo Programa de pós-graduação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE (2011).Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro PPGG-UFRJ, e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2015). Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro PPGG-UFRJ, Editor Gerente da RBC (Revista Brasileira de Cartografia) vinculada a Sociedade Brasileira de Cartografia, Editor Gerente da Revista Espaço e Geografia, Editor Associado da RBGEO (Revista Brasileira de Geomática). Atua principalmente nos seguintes temas: Cartografia Temática, Cartografia Web, Desastres Naturais, Geomorfologia, Cadastro Multifinalitário, Geoinformação, Cartografia Histórica, História da Cartografia, Levantamentos Topográficos e Cadastrais, Gestão do Território e Geografia da População.
Juliana Moulin Fosse, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado e doutorado em Ciências Geodésicas, área de Cartografia, pela Universidade Federal do Paraná, com doutorado sanduíche pela Universidade de Karlsruhe, Alemanha. Atualmente é professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e coordenadora da área de Cartografia e Geoprocessamento do Departamento de Engenharia, do Instituto de Técnologia. Atua em pesquisa na área em Cartografia Tridimensional.

Luís Augusto Koenig Veiga, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Engenheiro Cartógrafo de formação pela Universidade Federal do Paraná, Professor por vocação, Plastimodelista por paixão. Mestre e Doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) pelo Departamento de Engenharia de Transportes. Professor Titular do departamento de Geomática do Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná. Atuo principalmente no Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas.

Mosar Faria Botelho, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências Geodésicas\Fotogrametria\Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Paraná (2004 e 2007) e curso técnico profissionalizante em Processamento de Dados pelo Colégio Caratinga (1995). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento. Atuando principalmente nos seguintes temas: Laser Scanner, Modelagem tridimensional de edificações, Segmentadores e Classificação de imagens orbitais por Redes Neurais Artificiais, Automação para DRONES, Inovação e Empreendedorismo. Tendo ainda, experiência no desenvolvimento de tecnologias por meio de linguagem de programação, como por exemplo, C++ - Builder, Pascal - Delphi, SQL, Clipper.

Publicado
2021-07-08
Como Citar
GRAÇA, A. J. S.; FOSSE, J. M.; VEIGA, L. A. K.; BOTELHO, M. F. A Impressão 3D no Âmbito das Representações Cartográficas. Revista Brasileira de Cartografia, v. 73, n. 3, p. 809-826, 8 jul. 2021.
Seção
Artigos de Revisão