Cartografia Geomorfológica Aplicada à Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Brejão, Município de Nova Ponte (MG): Indicativos da Evolução do Relevo e Contribuições ao Planejamento

Palavras-chave: Caracterização Geomorfológica, Energia do Relevo, Superfícies de Aplainamento, Nova Ponte (MG), Ribeirão do Brejão

Resumo

Este trabalho consistiu na investigação das características geomorfológicas da bacia hidrográfica do Ribeirão do Brejão, no município de Nova Ponte (MG), posicionada nos Planaltos e Chapadas da borda nordeste da Bacia Sedimentar do Paraná. Parte-se do pressuposto que o uso de técnicas da cartografia geomorfológica de detalhe contribuem com informações ao planejamento territorial/ambiental e com indicativos da evolução do relevo. Os elementos geomorfológicos que compõem a bacia foram mapeados por meio de fotointerpretação no software ArcGIS que possibilitou a elaboração da carta Geomorfológica na escala 1:25.000. Ainda, foi proposto a confecção da carta de Energia do Relevo que possibilita zonear as áreas mais suscetíveis aos processos morfodinâmicos. Uma análise integrada destes documentos cartográficos permitiu uma caracterização detalhada dos elementos topográficos, assim como os tipos de vertentes e topos, a ação dos cursos d’água e o modelado antrópico, que corroboram com uma interpretação na dinâmica natural e a interferência antrópica na bacia. Em campo, identificou-se a ocorrência de feições erosivas e represamentos destinados à irrigação que possibilitaram interpretar um avanço de feições denudativas no sentido da Alta Bacia, porção com menor potencial morfogenético, porém, que apresenta elevada interferência antrópica. Ainda, evidenciaram-se rupturas topográficas que apresentam perfis de alteração com a presença de stone lines que pavimentam os basaltos da Formação Serra Geral, permitindo inferir uma condição paleoclimática associada a processos pretéritos de aplainamento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Ferreira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante de Graduação em Geologia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Campus Monte Carmelo. Desenvolve há mais de um ano trabalhos na área de caracterização geológica, geomorfológica e pedológica. Possui conhecimento de softwares SIG como ArcGIS e QGIS.

Alan Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciado e Bacharel em Geografia (2006/2007) pela Universidade Estadual Paulista (Instituto de Geociências e Ciências Exatas/UNESP/Campus de Rio Claro). Mestre (2009) e Doutor (2013) em Geografia (Organização do Espaço) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Campus de Rio Claro (PPGG/IGCE/UNESP). Desde 2006 é docente na área de Geografia Física, com atuação no ensino médio, ensino técnico e ensino superior. Trabalhou de 2008 a 2016 no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). Atualmente é Professor Adjunto (Classe C, nível 1) do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU), Campus Monte Carmelo (MG), atuando no Curso de Geologia. Vem trabalhando com pesquisas nas áreas de Geomorfologia, Pedologia e Análise da Paisagem.

Marília Inês Mendes Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Geologia (1978), Mestrado em Geologia (1985) e Doutorado em Geologia (1998), todos pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IGEO/UFRJ. Experiência na área de geociências, tendo atuando em universidades, institutos de pesquisa e empresas. Tem conhecimentos geológicos sobre terrenos pré-cambrianos e sedimentares fanerozóicas. Realizou mapeamentos geológicos em escala regional e de detalhe. Supervisionou e acompanhou sondagens mistas, tanto em terra como no mar, realizando posicionamento de plataforma jack-up e balsa. Organizou eventos técnico-científicos na área de geociências. Desenvolveu projetos de pesquisa de geologia Atuação profissional com ênfase em Geologia Regional, principalmente nos segmentos: Mapeamento Geológico, Mineralogia, Geoquímica e Petrologia. Atualmente é Professora Adjunto do Instituto de Geografia, no Campus Monte Carmelo, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Publicado
2020-09-22
Como Citar
SILVA, B. F. DA; SILVEIRA, A.; BARBOSA, M. I. M. Cartografia Geomorfológica Aplicada à Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Brejão, Município de Nova Ponte (MG): Indicativos da Evolução do Relevo e Contribuições ao Planejamento . Revista Brasileira de Cartografia, v. 72, n. 3, p. 474-489, 22 set. 2020.
Seção
Artigos Originais