Avaliação do Sistema de Código de Cores “See Color” em Mapa Tátil

Palavras-chave: Código de Cores, Deficiência Visual, Mapa Tátil

Resumo

Os mapas táteis são produtos cartográficos que comunicam informações de natureza geográfica para pessoas com deficiência visual. A maioria das variáveis gráficas visuais pode ser representada em alto relevo, com exceção da variável cor. Contudo, o uso de códigos de cores em mapa tátil pode ser uma alternativa para incluir a capacidade cognitiva das pessoas cegas sobre as cores. Assim, este trabalho visou avaliar a eficiência e eficácia do sistema de código de cores See Color em dois mapas isarítmicos representando temperatura. Em um experimento, avaliaram-se os desempenhos na leitura e na interpretação de dois esquemas de cores para dados ordenados utilizando o See Color.  Seis voluntários deficientes visuais participaram da avaliação, sendo: três cegos congênitos e três com cegueira adquirida. A princípio, o sistema See Color apresentou-se viável para comunicar a informação temática com código de cores em relevo para usuários cegos adquiridos. Diferentes esquemas de cores podem alterar o desempenho na comunicação cartográfica e a representação de cores claras ou escuras pelo See Color requer mais atenção do usuário, porque as cores terciárias incluem mais detalhes, requerendo mais atenção do usuário. Os leitores com cegueira adquirida apresentaram melhor desempenho na leitura dos mapas, quando comparados aos cegos congênitos. Assim, sugere-se o aprofundamento dos estudos sobre usabilidade do sistema em mapas táteis, considerando outros tipos de deficiência visual, materiais táteis, métodos de implementação e experiência dos usuários com mapas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niédja Sodré de Araújo, Universidade Federal do Paraná

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Salvador, mestre em Engenharia Civil com ênfase em Sistema de Transportes e Informações Espaciais pela UFBA em Salvador. Cursa doutorado em Ciências Geodésicas com ênfase em Cartografia e SIG pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Realiza pesquisa sobre simbologia, variáveis gráficas e usabilidade na área de Cartografia Tátil.

Publicado
2020-03-30
Como Citar
ARAÚJO, N. S. DE; AMORIM, F. R.; MARCHI, S. R.; ANDRADE, A. F.; DELAZARI, L. S.; SCHMIDT, M. A. R. Avaliação do Sistema de Código de Cores “See Color” em Mapa Tátil . Revista Brasileira de Cartografia, v. 72, n. 1, p. 34-48, 30 mar. 2020.
Seção
Artigos Originais